InícioColunistasMeu mestrado em Yale: Salas de aula e fim de semestre

Meu mestrado em Yale: Salas de aula e fim de semestre

Giana Andonini - 13/01/2014
Comentários:

Por Daniel Oliveira, mestrando em Yale

Olá pessoal! 2013 acabou e a grande maioria dos alunos foram embora para o Natal e ano novo. As aulas voltam só na terceira semana de janeiro! Vou tentar aproveitar ao máximo esse break para descansar um pouco e também terminar alguns trabalhos que ainda tenho que entregar. Pois é, as aulas acabaram mas ainda temos trabalhos! Acontece que dependendo da matéria, ao invés de uma prova final ou uma lista de exercícios, a entrega final é um artigo. No meu caso tenho três artigos, a essa altura dois já foram entregues e ainda falta um para entregar até a segunda semana de janeiro.

Nesses artigos escrevemos sobre algum tema que nos chamou a atenção durante o semestre, porém enfoque em algum problema real. Por exemplo, para a minha matéria de Globalização escrevi um artigo criticando algumas políticas industriais do Governo Federal e o problema gravíssimo da baixa produtividade da nossa indústria. Na matéria de Corrupção, Desenvolvimento Econômico e Democracia, escrevi sobre o regime Brasileiro de presidencialismo de coalizão e alguns incentivos positivos e negativos que o sistema gera, além de possíveis reformas.

Esse final de semestre foi bastante intenso, dava para ver claramente que os alunos estavam todos muito cansados e desesperados para as férias. Apesar do cansaço, estou muito feliz com o que aprendi durante o semestre e muito grato pela oportunidade de estudar em Yale. Foi uma experiência inesquecível e de muito esforço. Queria agradecer a todos vocês por ter acompanhado os vídeos, espero que tenham gostado e se animado para se candidatar a um mestrado fora em 2014!

 

_____________________________________________________________________

Daniel Oliveira – Colunista sobre a experiência de cursar um mestrado em Yale

danielDaniel nasceu e passou sua infância em Bragança Paulista, interior de São Paulo. Com uma bolsa da Fundação Estudar pôde cursar Economia no Insper e agora é aluno do Masters in Global Affairs doYale Jackson Institute. Daniel é fanático pela ideia de contribuir com o Brasil e pensa constantemente em políticas públicas que proporcionem desenvolvimento e igualdade. Fez intercâmbio na Suíça, voluntariado na Jordânia e também teve passagem pelo mercado financeiro. Fala 5 línguas, é faixa marrom de Judô e Corintiano roxo.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados