//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoBolsas para cursar ensino médio no exterior estão com inscrições abertas

Bolsas para cursar ensino médio no exterior estão com inscrições abertas

Priscila Bellini - 22/06/2020
Comentários:

O programa do UWC oferece a jovens brasileiros, anualmente, a oportunidade de fazer o ensino médio no exterior. Os United World Colleges (UWC) são colégios internacionais localizados em diversos países, com a missão de promover a paz e a compreensão entre os povos por meio da educação. As inscrições deste ano para os UWC estão abertas até 17 de agosto.

Para se candidatar, é necessário ter entre 15 e 18 anos e estar no primeiro ou no segundo ano do Ensino Médio até 31 de agosto de 2021. As inscrições antecipadas para o programa vão até 17 de julho e custam 80 reais. Nesse mesmo período, alunos que não tenham meios de arcar com a taxa podem solicitar isenção.

Depois, até o dia 31 de julho, o valor passa a ser de 100 reais e então, até o dia 17 de agosto, fica em 120 reais. Veja aqui o cronograma completo de inscrições.

Processo seletivo 

O processo seletivo para fazer o Ensino Médio no exterior é composto por três etapas. Após a inscrição e o preenchimento de um formulário de apresentação pessoal, os estudantes realizam provas objetivas de Português, Matemática, Lógica e Conhecimentos Gerais. Na segunda etapa, são entrevistados por psicólogos ou ex-alunos das instituições.

A última fase consiste em período de convivência, um fim de semana imersivo em que várias dinâmicas de grupo são utilizadas para conhecer melhor os candidatos. Mais detalhes sobre o processo podem ser conferidos no site oficial.

Entre os colégios disponíveis, estão instituições de ensino localizadas em países como Canadá, Noruega e Índia. Para o UWC, o candidato ideal deve ter um perfil que se alie ao da organização, voltado a impacto social. Além disso, traços como liderança e responsabilidade são destaque nas seleções, bem como o bom desempenho escolar. Não é obrigatório falar inglês fluentemente.

Sobre o ensino médio no exterior com o UWC

O UWC é uma associação sem fins-lucrativos que inclui escolas de ensino médio localizadas em 18 localidades (Estados Unidos, Itália, Canadá, Alemanha, Índia, Noruega, País de Gales, Suazilândia, Hong Kong, Singapura, Holanda, Armênia, Costa Rica, Bósnia-Herzegovina, Tailândia, Tanzânia, Japão e China). Todos os anos, são abertos processos seletivos para estudantes do mundo todo que tenham interesse em fazer o Ensino Médio no exterior.

O objetivo é reunir em um só lugar pessoas de variadas etnias e culturas, que possam aprender juntas e discutir como promover a paz global. Cada escola tem estudantes e professores de mais de cem nacionalidades. No vídeo abaixo, Lucas Sato, ex-aluno do UWC, fala sobre a experiência:

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados