InícioUniversidadesOs melhores MBAs do mundo em 2023

Os melhores MBAs do mundo em 2023

Rebeca Fontoura - 06/02/2023
Comentários:

A Quacquarelli Symonds divulgou sua lista de classificação dos dos melhores MBAs do globo em 2023. Os dados foram coletados por meio de três dinâmicas: a Pesquisa Global de Empregadores QS, a Pesquisa Acadêmica Global QS e uma terceira, preenchida pelas próprias escolas de negócios. A instituição considerou os seguintes critérios para elencar as business school: empregabilidade, empreendedorismo e resultados de ex-alunos, retorno sobre o investimento, liderança inovadora e, por fim, diversidade de classe e corpo docente. 

Como de costume, as primeiras colocações ficaram com instituições de ensino superior dos Estados Unidos. Saiba quais são os 10 melhores MBAs do mundo em 2023:

#1: MBA de Stanford

A Stanford University foi considerada aquela que tem o melhor MBA do mundo em 2023. O programa da Stanford Graduate School of Business tem como premissa básica instruir os participantes a “conduzirem a mudança” na indústria a partir da educação empresarial. Não por acaso, a taxa de alunos que recebem proposta de trabalho após três meses de curso é de 91% (conforme o percentual referente ao ciclo de 2019-2020). 

# 2: MBA de Harvard

A segunda colocação ficou com o MBA da prestigiada Harvard University. O curso da Harvard Business School se baseia na crença de que líderes são “pessoas que incorporam perspectiva e caráter”, agregando valor em todas as esferas da vida. O MBA é conduzido com estudos de caso, em um ambiente tecnológico e imersivo.

# 3: MBA da Penn – Wharton School

Fundada em 1881 como a primeira escola de negócios colegiada, a Wharton School da Universidade da Pensilvânia é reconhecida globalmente pela liderança intelectual e inovação contínua em todas as principais disciplinas da educação corporativa. O MBA da Wharton School, considerado o terceiro melhor do mundo em 2023 se destaca pela comunidade de alumni, formada por mais 100 mil pessoas bem colocadas no mercado a nível global.

Leia também: MBA em Portugal: quanto custa e quais são as melhores escolas?

#4: MBA da HEC Paris

Fundada em 1881 pela Câmara de Comércio e Indústria da capital francesa, a HEC Paris é especializada em educação e pesquisa em ciências administrativas. O programa de MBA da instituição francesa foi estabelecido em 1969 e, desde então, normalmente figura entre os melhores do mundo – no ranking QS mais recente, ficou em 4º lugar. O curso é composto por palestras sobre criatividade, sessões semanais de mentoria com empreendedores experientes e um concurso concurso anual de pitches.

#5: MBA da London Business School

Localizada no epicentro financeiro de Londres, a London Business School é considerada a melhor escola de negócios da Europa e cujo MBA ficou na 5ª posição entre os melhores do mundo em 2023. O programa multicultural abrange conhecimentos em contabilidade, economia, finanças, e operações de gerenciamento, marketing, comportamento organizacional e empreendedorismo.

#6: MBA do MIT

Em 6º lugar na lista dos melhores MBA do mundo em 2023 aparece o da escola de negócios MIT Sloan. O curso tem como missão “desenvolver líderes inovadores e com princípios que melhorem o mundo”. Portanto, encontrar soluções inovadoras para problemas complexos é a premissa básica do MBA no Massachusetts Institute of Technology.

#7: MBA da IE Business School

Considerado o 7º melhor do mundo em 2023, o MBA da IE Business School ensina os integrantes a desenvolverem habilidades profundas em áreas específicas do mundo dos negócios. O objetivo é atender às “necessidades do mundo real”, a partir de uma base empreendedora. O campus urbano de última geração em Madri, na Espanha, é um dos diferenciais da experiência de estudar na instituição espanhola.

# 8: MBA da Columbia Business School

“Temos o compromisso de formar e desenvolver líderes e construtores de empreendimentos que gerem valor para seus stakeholders e para a sociedade em geral e conseguimos isso por meio de nossos programas de MBA, doutorado e educação executiva”. Esta é a autodescrição da Columbia Business School, cujo MBA ficou na 8ª posição entre os melhores do mundo em 2023. 

#9 MBA do INSEAD

Em oitavo lugar aparece o MBA do Insead, que se propõe a oferecer “uma experiência educacional verdadeiramente global”, com liberdade intelectual e livre de uma cultura dominante.  Não é exagero, já que a escola de negócios tem localizações na Europa (França), na Ásia (Cingapura), no Oriente Médio (Abu Dhabi) e na América do Norte (San Francisco). Mais de 11 mil pessoas participam dos programas de educação executiva do INSEAD a cada ano.

#10: MBA do IESE

A business school da Universidade de Navarra, na Espanha é considerada a escola de negócios com a melhor educação executiva do mundo. A IESE se compromete a desenvolver líderes empresariais que se esforcem “para causar impacto profundo, positivo e duradouro nas pessoas, empresas e na sociedade a que servem”. Os integrantes do programa de MBA (considerado o 10º melhor do mundo em 2023) podem obter experiência prática em negócios internacionais nos cinco continentes do globo.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Rebeca Fontoura
Rebeca Fontoura
Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Artigos relacionados