InícioIntercâmbioMadri ou Barcelona? Descubra qual cidade combina mais com você

Madri ou Barcelona? Descubra qual cidade combina mais com você

Lecticia Maggi - 25/09/2015
Comentários:

Por Vivian Carrer Elias

A Espanha é uma boa opção para quem deseja viajar com o objetivo de aprender espanhol ou estudar em uma universidade europeia. O país tem clima mais parecido com o do Brasil e muitas cidades universitárias, sendo que as principais são Madri e Barcelona.

Em comum, as duas têm o fato de atraírem estudantes de todo o mundo e oferecerem uma agitada vida cultural. Mas as duas maiores cidades da Espanha também são bem diferentes.

“Madri costuma ser procurada por estudantes mais velhos, geralmente acima dos 28 anos, que estão mais interessados em descobrir a história e a cultura da Espanha. O aluno que vai para Barcelona é mais jovem e atraído pela famosa vida noturna da cidade e pela praia”, considera Bruno Contrera, gerente de produto da STB.

Os valores da agência para quem deseja estudar espanhol nas cidades são semelhantes. Um curso intensivo de espanhol de duas semanas, por exemplo, sai por 398 euros. Com acomodação em quarto duplo, sai por 668 euros.

Está difícil escolher? Conheça aspectos específicos de cada cidade e descubra qual combina mais com o seu perfil:

Educação

Quem procura instituições de ensino de excelência encontrará mais opções em Barcelona. Entre as 200 melhores universidades do mundo, segundo o ranking da consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), três são espanholas, sendo que duas estão na cidade – a Universidade de Barcelona e a Universidade Autônoma de Barcelona – e apenas uma na capital, a Universidade Autônoma de Madri. Enquanto as áreas de pesquisa em que a Universidade de Barcelona se destaca são biomedicina e biotecnologia, a Universidade Autônoma de Madri tem uma prestigiada faculdade de medicina.

Cidade universitária

As duas cidades estão no ranking da QS dos 50 melhores lugar do mundo para estudar, mas Barcelona se sai melhor: está em 19o lugar, contra a 39a posição ocupada por Madri. A cidade concentra muitos fatores que agradam o estudante, entre eles a praia, o rico legado cultural e uma vida noturna agitada. Além disso, Barcelona é indicada para pessoas que procuram por um ambiente mais internacional, já que 12% dos universitários vêm de outros países. Em Madri, essa taxa é de 9%.

Custo de vida

Madri e Barcelona têm custo de vida bastante similar. Já em relação aos preços de cursos superior, não há regras: tudo depende da universidade e do curso escolhidos. Embora o ranking da consultoria QS aponte que o preço médio de um programa universitário em Madri seja menor, é possível encontrar opções viáveis em Barcelona. Por exemplo, um mestrado em Engenharia de Telecomunicações na Universidade Autônoma de Barcelona sai por 6.000 euros a alunos estrangeiros. Na Universidade Autônoma de Madri, custa cerca de 8.700 euros.

Cultura

 Segundo um estudo da MasterCard, Barcelona está entre as vinte cidades mais visitadas do mundo. E não e à toa: há muitos pontos turísticos interessantes por lá, como a Sagrada Família e outras construções de Antoni Gaudí, que são consideradas Patrimônio Mundial da Unesco. No entanto, o principal centro cultural do país é Madri. Lá, está o Museu do Prado, por exemplo, um dos dez maiores do mundo, além de outros 58 museus, 299 galerias de arte, 49 bibliotecas públicas, 112 teatros e 50 mercados gastronômicos, segundo o World Cities Culture Forum.

Economia

Madri concentra cerca de 20% de todo o PIB espanhol. É o centro financeiro e comercial do país e o principal destino de empresas estrangeiras que desejam entrar na Espanha. Sendo assim, abriga muitas multinacionais, especialmente da Europa e América Latina. Além disso, é a cidade com maior número de empregos na área de tecnologia no país. Outros setores em que Madri se destaca são finanças, logística, engenharia civil e cultura. Empresas como Telefônica e Repsol nasceram na capital espanhola.

*Foto: Arco do Triunfo, em Barcelona e cidade de Madri / Crédito: divulgação

 

Leia também:
Toledo: já pensou em estudar em uma cidade medieval na Espanha?

40 curiosidades sobre a Espanha
Guia online e gratuito de cursos de idiomas no exterior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados