InícioColunistasJá ouviu falar em 'homecoming week'?

Já ouviu falar em ‘homecoming week’?

Lecticia Maggi - 02/12/2014
Comentários:

Simpósios e conferências com renomados pesquisadores; concertos, corais e teatros com envolventes enredos; grandes e empolgantes jogos de futebol americano, emocionantes cerimônias de colação de grau e formaturas. Quais outros eventos vêm à sua mente quando você pensa em uma universidade nos Estados Unidos?

Aqui na  Universidade de Tulsa um dos pontos altos do calendário acadêmico é a Homecoming Week ou Semana de Boas-vindas. Repleta de atrações para os ex-alunos e as famílias dos atuais alunos, essa semana visa integrar a comunidade do campus e fortalecer os laços com aqueles que passaram uma importante parte das suas vidas na TU.

A Homecoming Week é um evento muito comum em várias universidades nos Estados Unidos, mas eu confesso que nunca havia escutado sobre tal quando ainda estava no Brasil. O campus e as suas organizações se mobilizam para celebrar o evento em atividades como Street Paintingque, pintura de uma rua no campus; Yard Board, painéis com desenhos de símbolos da universidade; Bonfire, que é a fogueira no dia anterior ao jogo de futebol (na verdade, é a maior Bonfire do estado do Oklahoma!); Tailgate, a festa antes do jogo de futebol; e por fim o jogo de futebol americano. Uma programação completa é preparada para receber a multidão que vem de todas as partes do país – e também de fora dele –  para rever a sua Alma Mater (outro termo do latim para se referir à universidade em que se graduou).

Essa conexão e paixão com a sua universidade é algo que me chama muito a atenção aqui nos EUA. Diferentemente de apenas um período da vida de alguém, os ex-alunos veem o seu tempo na universidade como um dos pontos mais especiais das suas vidas, em que eles se desenvolveram social e intelectualmente e que os levou até onde estão hoje. Por isso, é comum ver inúmeras bandeirinhas de universidades hasteadas na frente das casas por toda a cidade. Eu acho isso tudo muito legal! Fico impressionado como a grande maioria das pessoas amam o tempo que passaram na TU e se importam de voltar para encontrar os seus ex-colegas e conferir as inovações no campus.

No vídeo desta coluna, tentei encaixar um pedacinho de cada atividade que aconteceu durante essa semana tão festiva. Espero que vocês gostem!

Até mais!

_____________________________________________________________________

ClaudioRenan Kuntz é aspirante a pesquisador e sonha em um dia criar importantes produtos a partir da natureza brasileira. Estudou em escolas públicas durante toda a vida, destacou-se em olimpíadas científicas e, no ensino médio, participou de diversos programas de iniciação científica,  trabalhando desde com aquecedores solares até a concepção sobre a maternidade no Brasil. Hoje, estudante da Universidade de Tulsa, quer compartilhar como é o estilo de vida nesse pequeno campus, mas que oferece excelentes oportunidades tal como os das grandes universidades.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados