InícioColunistasIntercâmbio durante ou depois dos estudos?

Intercâmbio durante ou depois dos estudos?

Lecticia Maggi - 28/11/2014
Comentários:

Você já experimentou fazer a dieta de uma famosa da televisão que ficou “gostosona” de uma hora pra outra ou da sua vizinha que emagreceu horrores e aí viu que com você não funcionou? Desculpe a comparação, mas intercâmbio também é assim. Da mesma forma como a dieta tem que ser elaborada de acordo com cada organismo e estilo de vida, o intercâmbio tem que ser planejado de acordo com cada objetivo e momento de vida (e maturidade do intercambista, é claro!).

Não há uma idade certa para fazer a viagem. Por exemplo, inúmeros jovens optam por fazer um ano do ensino superior lá fora (já falei do high school aqui);há quem use as férias da faculdade para trabalhar e estudar em outro país;há também quem prefira aproveitar a tal terceira idade e se jogar em novas aventuras e aprender outro idioma; outros fazem curso de um mês, etc. No meu caso, terminei a faculdade e embarquei no programa de au pair, por quase dois anos. Contudo, minha amiga, que fez o mesmo programa, trancou sua faculdade e a concluiu quando retornou ao Brasil.

Novamente, essa decisão depende de você, da sua família e dos seus compromissos. Se seu objetivo é cursar a universidade lá fora, o presidente da Belta (Associação de Agências de Intercâmbio), Carlos Robles, explica que quanto mais cedo o jovem tiver contato com outro idioma, mais fácil será pra ele ingressar em uma universidade internacional. Porém, se você anda perdido e não sabe nem que faculdade quer cursar, uma opção é fazer intercâmbio após o ensino médio, pois isso o ajudaria a fazer uma escolha com mais maturidade. Há também quem prefira ir depois de formado, buscando cursos de especialização e podendo até ingressar em uma empresa lá fora.

Por isso, ao se questionar se de fazer um intercâmbio durante ou depois dos estudos, questione seus objetivos, sua condição financeira e o momento da sua vida em que você está. Mas, definitivamente, o mais importante para ter um excelente aproveitamento do intercâmbio, seja ele de um mês ou um ano, é estar disposto a viver experiências novas!

_____________________________________________________________________

Jornalista – Marília Maciel

Formada em Jornalismo e com experiência em produção de conteúdo sobre turismo e intercâmbio, Marília é dona do blog Entre Andanças e Balanças, onde mistura os prazeres de comer e viajar com as brigas com a balança.  A coluna da Marília é realizada em parceria com o Canal do Intercâmbio, site que fornece  informações e dicas sobre oportunidades de trabalho e estudo no exterior.

Leia também:
Guia de cursos de idiomas no exterior
Estude na Europa: cursos rápidos e a preços acessíveis
Como lidar com a saudade de casa durante o intercâmbio?

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados