//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoInscrições abertas para bolsas de jornalismo científico nos EUA

Inscrições abertas para bolsas de jornalismo científico nos EUA

Lecticia Maggi - 08/01/2016
Comentários:

Estão abertas até o dia 29 de fevereiro as inscrições para o Knight Science Journalism Program (KSJ), que oferece 10 bolsas de estudo nos Estados Unidos para jornalistas que cobrem ciência, tecnologia, meio ambiente ou medicina.

O programa tem a duração de 9 meses – setembro de 2016 a maio de 2017 – e será realizado majoritariamente em Cambridge e Boston. Os selecionados irão se encontrar com os principais pesquisadores e profissionais da comunicação social da região. Estão previstas ainda palestras e aulas em universidades renomadas como MIT e Harvard; visitas a locais de interesse de quem cobre ciência e tecnologia, como o Instituto Oceanográfico de Woods Hole e o Laboratório de Biologia Marinha; e treinamentos nas áreas de fotografia, edição digital, animação, jornalismo de dados e podcasting.

A bolsa de estudos é de US$ 70 mil pelos nove meses e inclui também outros benefícios, como seguro saúde. Os aprovados devem se comprometer a não trabalhar de forma remunerada ao longo do programa.

Para concorrer, é preciso ter pelo menos três anos de experiência com a cobertura de temas ligados à ciência e tecnologia e trabalhar período integral como repórter, editor, produtor, ilustrador ou fotojornalista em jornal, revista, rádio, televisão ou veículos online. É preciso ainda ter inglês fluente já que todo o programa será ministrado na língua. Faça sua inscrição aqui

O processo seletivo inclui o envio de currículo, três cartas de recomendação, exemplos de trabalhos publicados, além de uma biografia (até 750 palavras) e uma redação dizendo por que você quer participar do KSJ e como acredita que o programa irá ajudá-lo a atingir seus objetivos de carreira. Saiba mais e faça sua inscrição 

*Na foto, bolsistas do KSJ / crédito: divulgação

Leia também:
Guia online e gratuito de bolsas de estudo no exterior
Guia de planejamento financeiro para a sua pós-graduação no exterior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados