InícioPós-GraduaçãoIESE: a business school que tem a melhor educação executiva do mundo

IESE: a business school que tem a melhor educação executiva do mundo

Redação do Estudar Fora - 18/03/2016
Comentários:

Instituto de Estudios Superiores de la Empresa (IESE) é a escola de negócios da Universidade de Navarra, na Espanha. A província é famosa no mundo todo pelas touradas que ocupam suas ruas durante a Festa de São Firmino, que acontece no mês de junho.

No mundo dos negócios, porém, a fama é outra: O IESE é reconhecido como uma das melhores escolas de negócios do mundo e aparece consistentemente entre as 10 melhores nos rankings com seus programas de educação executiva, MBA e MBA Executivo.

O IESE é uma das instituições para as quais a Fundação Estudar está oferecendo bolsas de estudo em educação executiva. Saiba mais.

Nenhuma das sedes do instituto, porém, está localizada na província de Navarra: além dos campus em Barcelona e Madri, o IESE possui extensiva representação internacional, com escolas em Nova York e Munique e escritório em São Paulo.

Mais de 80% dos estudantes dos programas presenciais são internacionais. Na turma de 2015, os professores – vindos de 30 países – lecionavam para alunos de 56 nacionalidades diferentes. O inglês é a língua oficial dos programas, mas o Instituto foi pioneiro em oferecer um programa bilíngue de MBA, conduzido em inglês e espanhol.

Para admissão aos programas de PhD e MBA é preciso apresentar os resultados de GMAT ou GRE (a média da nota dos alunos aceitos é 680), cartas de motivação, cartas de recomendação e exames de proficiência. A média de experiência profissional dos alunos é de 5 anos

O investimento para os dois anos de curso gira em torno de 81 mil dólares – sem incluir custos de vida e acomodação. A universidade oferece a estudantes internacionais oportunidades de bolsa e opções de financiamento com instituições parceiras

História

O IESE foi fundado em 1958, quando a faculdade de administração da Universidade de Navarra expandiu sua atuação para oferecer a lideranças de negócios uma formação mais ampla sobre empresas e mercados. Na época, a educação executiva era praticamente desconhecida fora dos Estados Unidos.

IESE São Paulo
Escritório do Instituto em São Paulo, no bairro Bela Vista

Em 1963, foi estabelecido um Comitê Consultivo em conjunto com a Harvard Business School, que ofereceu apoio e orientação para o lançamento, em 1964, do programa de MBA do Instituto – o primeiro com dois anos de duração na Europa. O Comitê existe até hoje e se reúne anualmente para discutir assuntos de interesse comum entre as duas escolas.

O MBA Executivo foi lançado em 1982 e, durante a década de 90, aconteceu a expansão para o Brasil com a criação dos programas internacionais de educação executiva. Em 2012, foi lançado oficialmente o programa de MBA Executivo em São Paulo, conduzido pela ISE Business School.

Da mesma forma que o Instituto recebeu o suporte de Harvard para o estabelecimento do seu programa de MBA, ele também apoiou a implementação de três escolas de negócios na África: Lagos Business School (Universidade Pan-Africana da Nigéria); Strathmore Business School (Universidade Strathmore, no Quênia) e MDE Business School, na Costa do Marfim.

Programas

São oferecidos três programas de MBA (MBA, MBA Executivo e MBA Global Executivo), um programa de PhD e mais de 130 programas de Educação Executiva, espalhados pelos seus 5 campus e 15 escolas de negócios parceiras. Os estudantes do MBA full time na IESE têm a oportunidade de realizar intercâmbio de um semestre em diversas escolas internacionais – nos Estados Unidos, Europa, mas também China, Índia e Japão.

A Educação Executiva, um dos carros-chefe do Instituto, oferece um amplo portfólio de programas realizados em Barcelona, Madrid, Nova York e diversos outros locais. Apenas estes programas formam mais de 4 mil executivos por ano, e os cursos são projetados e conduzidos por docentes permanentes da instituição. O modelo, customizável ao público e à localização, faz uso intensivo de análises de casos.

Anualmente, o Instituto promove o IESE International Case Competition, uma competição de casos de negócios na qual concorrem estudantes indicados para representar as melhores escolas do mundo. A competição acontece desde 1995 e, durante o processo, os participantes trabalham em uma solução de negócios orientados por coaches experientes da consultoria Roland Berger.

Ex-Alunos Ilustres

– Antônio Brufau Niubó, CEO e Presidente da multinacional de petróleo e gás Repsol
– Cristina Garmendia, ex-ministra de Ciência e Inovação do Governo Espanhol
– Joan Clos i Matheu, ex-prefeito de Barcelona
– Antonio Pires de Lima, Ministro da Economia de Portugal
– Juan Antônio Samaranch, ex-presidente do Comitê Olímpico Internacional

*Foto: Campus IESE em Barcelona / Crédito: Divulgação

Leia também:
O MBA no exterior dá acesso a novas perspectivas de carreia
Programa de Bolsas da Fundação Estudar está com inscrições abertas
Educação executiva: conheça os benefícios deste tipo de curso

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados