//username of moderater
Fundação Estudar
InícioColunistasI wanna be a freshman: O Formigueiro... It’s up to you!

I wanna be a freshman: O Formigueiro… It’s up to you!

Giana Andonini - 15/08/2013
Comentários:

Por Renan Ferreirinha, calouro de Harvard

Estava planejando falar sobre atividades extracurriculares nesse texto e já tinha até montado uma lista de pontos interessantes sobre este assunto. Contudo, resolvi inovar e falar de uma atividade extracurricular em especial, que, curiosamente, não fez parte da minha vida no meu ano de application, mas nesses últimos meses de pré-partida.

Como eu só começaria a estudar nos EUA em agosto e tenho aversão a ociosidade, decidi cursar Economia na FGV-Rio no primeiro semestre a fim de conhecer de fato como funciona o sistema universitário brasileiro. Logo após ter recebido os resultados do regular action e, provavelmente, no meu último dia como aluno regular da FGV, fui lanchar com um amigo, o Gabriel Richter, numa Starbucks próxima. Lá, conversamos pela primeira vez sobre a possibilidade de criarmos um negócio social para educação. Pouco tempo depois, apresentamos a ideia a alguns amigos, também apaixonados por empreendedorismo e educação, e assim, uma equipe foi formada.

oformigueiro
O Formigueiro contribui para a realização de projetos de baixo custo, rápida implementação e elevado impacto

Explicar nosso projeto brevemente para quem nunca ouviu falar sobre a ferramenta que usamos é um pouco difícil. Então, vou fazer uma analogia simples aqui. Lembra do filme da Disney “Vida de Inseto” em que centenas de formigas se ajudam mutualmente para fazer do lugar onde vivem um ambiente melhor? Então, troque a ficção pela realidade, centenas por milhares e formigas por pessoas. Eis ai “O Formigueiro”, uma plataforma online de crowdfunding social (o crowdfunding é um modelo colaborativo de arrecadação de fundos que auxilia de empreendedores a ONGs a alcançarem seus objetivos, o que geralmente não é possível devido a falta de recursos) voltada exclusivamente para projetos educacionais.

Na prática, escolas, ONG’s ou instituições que trabalham com atividades educacionais podem publicar projetos específicos no site de maneira a receber ajuda de indivíduos de vários lugares. Nosso objetivo é estabelecer uma melhor conexão entre pessoas que querem, e podem, doar com pessoas que precisam de doações, transformando assim ideias abstratas em ações concretas.

Contribuir para a criação do Formigueiro está sendo uma honra enorme para mim e constantemente me faz lembrar dos meus desafios no application. Foi parando para refletir nas esquisitas perguntas do application, e refletindo sobre minhas atividades extracurriculares, que eu passei a entender a importância de estar ativamente envolvido com causas sociais.

No próximo texto vou falar sobre cartas de recomendação e sobre minhas duas primeiras semanas como freshman em Harvard. E Formigueiro neles!

__________________________________________________________________________

Renan Ferreirinha é colunista do I wanna be a freshman 

Harvard 13 (1)Sou ex-aluno do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Sou cavalariano. Sou flamenguista roxo. Mas não só isso. Sou um potencial economista e cientista político. Sou professor de inglês no projeto Somar. Sou de São Gonçalo (que não é um bairro de Niterói, muito menos fica na Baixada Fluminense). Sou apaixonado por educação e empreendedorismo. Sou freshman em Harvard. E agora, sou escritor do Estudar Fora e responsável pela coluna I wanna be a freshman (tradução de “Eu quero ser um calouro”).

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados