InícioBolsas de EstudoFundação oferece bolsas de estudo para mestrado na Alemanha

Fundação oferece bolsas de estudo para mestrado na Alemanha

Gustavo Sumares - 03/02/2020
Comentários:

A Fundação Heinrich Böll está com inscrições abertas para bolsas de estudo para mestrado na Alemanha, nas universidades públicas (ou reconhecidas pelo Estado) do país. A organização oferece, anualmente, cerca de 1.200 bolsas de estudos para estudantes do mundo todo, em todos os graus de estudo. As inscrições vão até 1 de março.

Embora a associação ofereça bolsas de todos os níveis de estudo, alunos de fora da Univão Europeia só podem se candidatar às bolsas de mestrado. Elas oferecem um apoio financeiro de 850 euros por mês, e podem ser complementadas por diversos adicionais (como seguro de saúde ou adicional para família) dependendo do caso.

Em algumas situações, a fundação também pode oferecer um valor ao bolsista para que ele participe de viagens para estudar ou estagiar em áreas relacionadas ao seu curso. Finalmente, a fundação também pode cobrir as tuition fees dos bolsistas em alguns casos.

Como se inscrever nas bolsas de estudo para mestrado na Alemanha

Podem concorrer às bolsas pessoas que já tenham concluído a graduação e já tenham ao menos se candidatado ao mestrado que desejam cursar em uma universidade alemã. COmo parte do processo de candidatura, é necessário fornecer os seguintes documentos:

  • Formulário de candidatura devidamente preenchido;
  • Diplomas (do ensino médio e da graduação);
  • Carta de aceite do mestrado;
  • Comprovante de proficiência em alemão (prova DSH 2 ou nível B2 no Quadro Comum Europeu de Referência);
  • Cartas de recomendação; (uma de um professor universitário);

Mais detalhes sobre as exigências para candidatura podem ser vistos neste documento. E nesta página, é possível ver mais informações sobre as bolsas e baixar documentos referentes à candidatura.

Leia também: Brasileira conta como conseguiu bolsa integral na Alemanha… sem falar alemão

As inscrições às bolsas de estudo para mestrado na Alemanha vão até 1 de março. Em seguida, serão realizadas entrevistas (em maio), e os bolsistas escolhidos serão notificados em julho, com a bolsa começando a valer em outubro.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados