InícioBolsas de EstudoGoverno do México oferece bolsas para brasileiros em 90 universidades

Governo do México oferece bolsas para brasileiros em 90 universidades

Lecticia Maggi - 11/07/2016
Comentários:

A Secretaria de Relações Exteriores do México, através da Agência Mexicana de Cooperação para o Desenvolvimento (AMEXID), está com inscrições abertas até 23 de setembro para as “Bolsas de Excelência do Governo do México para Estrangeiros”. Governo México Bolsas

São oferecidas bolsas para cursos de especialização, mestrado, doutorado e pesquisa, bem como programas de mobilidade acadêmica para licenciatura e pós-graduação, em mais de 90 Instituições de Ensino Superior do México. Confira aqui a lista de instituições participantes e dos programas que elas oferecem.

Os programas podem ter duração de três meses a quatro anos – dependendo do programa. Há possibilidades de cursos em todas as áreas, exceto administração, marketing, publicidade, cirurgia plástica, odontologia e contadoria pública. Também não são contemplados cursos de educação à distância.

A bolsa compreende um auxílio mensal 500 dólares para licenciatura, especialização, mestrado e pesquisa. Já para os candidatos a doutorado ou pós-doutorado, incluindo especializações médicas, o valor é de 630 dólares mensais. Também estão cobertos os custos do programa e passagens aéreas de ida e volta.

Para se candidatar, é preciso primeiramente ser aceito pelo programa desejado na instituição escolhida. Uma vez com a carta de aceite da instituição, é necessário enviar um formulário de solicitação da bolsa, carta de motivação, currículo e histórico acadêmico. Também é preciso enviar comprovante de proficiência em espanhol, e os documentos que estiverem em outro idioma devem acompanhar uma tradução simples.

Atenção: No edital, é solicitado que se envie uma “postulação oficial do governo”. De acordo com a Embaixada Mexicana no Brasil, tal documento deve ser preenchido e assinado pela última instituição de ensino presente no histórico do estudante. Podem assinar o documento diretores ou coordenadores de curso, validando sua candidatura.

Toda a documentação, incluindo também um atestado médico e cópia do passaporte, deve ser entregue ou enviada à Embaixada do México no Brasil, em Brasília.

Confira aqui o edital completo da bolsa.

Programas Especiais

Além deste programa de Bolsas de Excelência, o Governo do México também está com inscrições abertas para alguns Programas Especiais, prioritários.

Há bolsas para professores visitantes, participação em eventos, pesquisas sobre o México, estágio para criação artística e programas profissionais para jornalistas e profissionais de educação superior.

Para estes programas especiais a candidatura pode ser feita até 15 de setembro, através de uma plataforma online. O perfil para estas bolsas é de um profissional mais sênior – seja na sua área de atuação ou na academia – e que desejem fazer algum projeto ou participar de evento com duração de 5 dias a 12 meses no México. As bolsas são no valor de 630 dólares americanos por mês (proporcionais no caso de programas de curta duração) e custos de viagem até o destino final no México.

 

Leia também:
Mestrado no México: veja como é a candidatura e quais são as bolsas disponíveis
México: destino pouco óbvio (e incrível) para aprender espanhol

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados