InícioBolsas de EstudoGoverno do Maranhão oferece 80 bolsas para cursos de línguas na África...

Governo do Maranhão oferece 80 bolsas para cursos de línguas na África do Sul, Argentina e França

Gustavo Sumares - 22/07/2019
Comentários:

O Governo Estadual do maranhã está recebendo inscrições para o programa “Cidadão do Mundo”. O programa concederá 80 bolsas para cursos de línguas no exterior, nas cidades de Montpellier (França), Cidade do Cabo (África do Sul) e Córdoba (Argentina). Nos destinos, os bolsistas estudarão, respectivamente, francês, inglês ou espanhol. As inscrições vão até 13 de agosto.

São 30 bolsas para o curso de inglês na Cidade do Cabo, 30 para o curso de espanhol em Córdoba e 20 para o de francês em Montpellier. A previsão de embarque para os cursos é setembro de 2019, com previsão de retorno para dezembro de 2019.

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre intercâmbio de espanhol na Espanha

Além do curso, receberão também um valor de R$ 4.500 para arcar com as despesas enquanto estiverem no exterior. Terão direito também a um seguro de saúde e a residência em casa de família com café da manhã, almoço e jantar. Finalmente, terão um programa de atividades extracurriculares no exterior do qual espera-se que eles participem.

Como se candidatar às bolsas para cursos de línguas no exterior

O programa é voltado para estudantes maranhenses. É necessário ter entre 18 e 24 anos, ser brasileiro, ter concluído o ensino médio na rede pública ou em colégios vinculados a entidades paraestatais ou fundações sem fins lucrativos. Também deve ter feito o Enem e estar há pelo menos um ano matriculado numa instituição de ensino superior no Maranhão, tendo obtido média acima de 7 ou equivalente em todas as disciplinas cursadas.

Cumpridos esses requisitos, o candidatos pode se inscrever para o programa por meio deste link. Como parte do processo de candidatura, será necessário enviar cópias dos seguintes documentos:

  • RG/CPF;
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
  • Comprovante do resultado do Enem (de qualquer ano);
  • Comprovante de matrícula em instituição de ensino superior do Maranhão em 2019;
  • Histórico acadêmico atualizado (do ano de entrada até os dias atuais);
  • Título de eleitor e declaração de quitação com a Justiça Eleitoral;
  • Documento que comprove quitação com o serviço militar (para candidatos do gênero masculino).

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre intercâmbio de inglês nos Estados Unidos

As inscrições vão até o dia 13 de agosto. O resultado final será divulgado no dia 20 de agosto, com o início dos cursos previstos para setembro de 2019.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados