O Programa de Liderança para Competitividade Global, o GCL, está com inscrições abertas. A iniciativa leva líderes locais, que atuem no setor público, empresarial ou social, para um programa de dez semanas de duração na Georgetown University, em Washington D.C. nos Estados Unidos. As inscrições podem ser feitas até 15 de agosto.
A iniciativa consiste em um módulo virtual, que vai de 19 de janeiro a 13 de fevereiro de 2026, e um módulo presencial, que vai de 16 de fevereiro a 27 de março. Os participantes fazem uma série de cursos e visitas a instituições localizadas na capital americana.
Como funcionam as bolsas
O programa GCL tem um valor de USD $25.000. Para participantes com necessidade financeira, a LALP oferece bolsas que podem reduzir esse custo. Na inscrição online, é possível solicitar a bolsa, justificando a necessidade
Atenção: mesmo os bolsistas com o auxílio máximo deverão pagar USD $3.500. O valor do programa inclui 10 semanas de aulas (virtuais e presenciais), materiais acadêmicos, suporte, hospedagem compartilhada em Washington, transporte local para atividades do programa, seguro médico básico para emergências e certificado de participação. Todos os participantes devem arcar com passagens aéreas, alimentação e gastos pessoais.
Podem se candidatar jovens da América Latina com idade entre 26 e 35 anos, com graduação completa, excelente histórico acadêmico, fluência em inglês e a menos um ano de experiência profissional. Também devem estar, preferivelmente, trabalhando em um projeto que gere impacto positivo em sua região. Também devem encaminhar documentos como currículo, certificado de proficiência em inglês e duas cartas de recomendação. Saiba mais aqui.