Um projeto: Fundação Estudar

Graduação

O que você precisa saber para cursar uma graduação fora do Brasil

09.06.15

Freie Universität Berlin: opção gratuita e de excelência na Alemanha

Freie Universität Berlin: opção gratuita e de excelência na Alemanha

Universidade está entre as 4 melhores da Alemanha e oferece cursos de pós em inglês. O melhor: ensino é gratuito até para estudantes internacionais!

Por Lecticia Maggi

Boa parte das pessoas quando pensa em graduação ou pós no exterior logo lembra dos Estados Unidos ou do Reino Unido. Não há nada de errado nisso. Mas há destinos menos badalados que também oferecem ensino de excelência e por um custo significativamente menor: um deles é a Alemanha. As universidades públicas alemãs são gratuitas, inclusive para estrangeiros.

Isso mesmo, em vez de pagar os cerca de US$ 30.000 (preço médio da anuidade de um curso de mestrado em uma instituição norte-americana), o estudante tem que arcar apenas com taxas administrativas, que giram em torno de 300 euros por semestre. Este valor – irrisório quando comparado ao cobrado por escolas de outros países – dá direito ao estudante utilizar o transporte público sem pagar nada a mais.

E para quem procura cursos de pós-graduação há outra boa notícia: as universidades alemãs mais conceituadas oferecem cursos integralmente em inglês. Ou seja, não é preciso sequer comprovar domínio do idioma alemão para estudar lá.

A Freie Universität Berlin (FU) é uma dessas instituições. Lá, há opções de mestrado em inglês nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais, Estudos Regionais, Biociências, Ciências Exatas e Medicina, dentre outras (veja aqui a lista completa de cursos em inglês).

Fundada em 1948, a universidade está entre as 60 melhores do mundo e entre as quatro melhores da Alemanha, segundo o ranking 2015 da publicação britânica Times Higher Education (THE), um dos principais do setor.

Ela também teve cinco escolas de pós-graduação e três grupos de pesquisa premiados na Iniciativa de Excelência, um dos instrumentos de fomento do governo federal da Alemanha para a pesquisa universitária de ponta.

Com cerca de 30.000 estudantes na graduação e no mestrado e 4.500 doutorandos, a Freie Universität Berlin  emprega aproximadamente 4.300 funcionários e 500 professores.

Interesse nos brasileiros – A internacionalização é uma questão muito importante para a FU, tanto que a universidade tem hoje 7 escritórios espalhados pelo mundo, incluindo um no Brasil, na cidade de São Paulo (SP). E no site da FU há informações em português.

Seleção – O processo de seleção varia conforme o curso pretendido, mas em geral inclui análise de currículo escolar, prova de proficiência no idioma do curso (inglês ou alemão) e envio de carta de motivação. A maioria dos cursos de mestrado inicia-se em outubro, com prazo de candidatura até o final de maio.

Assista aqui um vídeo de apresentação da universidade (em português)

Acesso o site da FU e tire suas dúvidas

Há informações que você ainda não conseguiu encontrar? É possível entrar em contato com o escritório da FU no Brasil pelo e-mail saopaulo@fu-berlin.de.

Leia também:
Passo a passo para encontrar cursos de graça na Alemanha
40 coisas que você deve saber antes de estudar na Alemanha
Especial: bolsas de estudos no exterior

Conecte-se ao Estudar Fora

http://promo.estudarfora.org.br/07de78d376d72cb1d7d3

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas