//username of moderater
Fundação Estudar
InícioPreparaçãoDicas para não desanimar dos estudos durante a quarentena

Dicas para não desanimar dos estudos durante a quarentena

Gustavo Sumares - 20/07/2020
Comentários:

Se você tem sentido dificuldade com os estudos durante a quarentena, saiba que não está sozinho. Muitos dos nossos seguidores no Instagram comentaram que tem sido muito difícil manter o ritmo de aprendizado ao longo desse período. Mas além do post que já fizemos com dicas para estudar em casa durante as aulas online outras pessoas também deram dicas que podem ajudar bastante!

Juntos contra as dificuldades nos estudos durante a quarentena

A mudança das aulas para o formato de EAD devido à pandemia da COVID-19 acabou pegando de surpresa tanto os estudantes quanto as próprias universidades. Isso gerou dificuldades tanto para os alunos, que tiveram que se adaptar a uma maneira diferente de participar das atividades, quanto para as próprias instituições de ensino superior.

Diante desse cenário, houve casos de estudantes que se organizaram para tentar amenizar as adversidades que essa mudança repentina gerou. Em Stanford, por exemplo, a turma do MBA que estava prestes a se formar criou uma iniciativa chamada Team Positivity Contagion. A ideia era tentar replicar no mundo virtual os aspectos de convívio e networking que são tão importantes para a experiência do mestrado em negócios.

 

A iniciativa incluía vários eventos e atividades. Cada aluno da turma podia propor um encontro online para realizar algo específico, como uma sessão de exercícios que podem ser feitos em casa, uma aula sobre um determinado assunto ou desafios de lógica.

Também haviam fóruns especiais para que os estudantes apresentassem seus colegas de casa, cônjuges, filhos e animais de estimação à classe (já que eles acabariam aparecendo nas webcams de qualquer maneira) e uma sala do Zoom que era equivalente a uma “praça central” de uma cidade pequena: ela ficava online constantemente e, a qualquer momento, um aluno da sala podia entrar lá para ver quem mais estava disponível para bater papo e relaxar um pouco.

De acordo com Djalma Rezende, brasileiro que faz parte da turma, embora a experiência não substitua o convívio face-a-face com os colegas de curso, ela ajuda a amenizar a ausência completa dessa experiência. “Você vê os alunos fazendo dos limões uma limonada”, comenta.

Para ele, essa resposta da turma foi uma surpresa positiva em meio a uma situação bem pesada. Além de reecuperar um pouco da experiência de socialização do curso, Djalma comenta que ver os colegas — mesmo que pelo Zoom — lhe deixa mais bem-disposto para o curso.

Dicas dos leitores

Nem todas as turmas têm a disposição para criar iniciativas semelhantes. Mesmo assim, o fato de que muitos estudantes estão enfrentando esse momento difícil com o máximo possível de dedicação e esforço não muda.

Para ajudar a criar essa sensação de apoio mútuo e comunidade, pedimos aos nossos seguidores do Instagram que contassem se estão conseguindo estudar durante a quarentena. Embora muitos tenham compartilhado que sentem dificuldades — o que é perfeitamente compreensível — outros também ofereceram algumas dicas práticas e sugestões de sites que podem ajudar!

A seguir, compartilhamos algumas dessas dicas para ajudar nos estudos durante a quarentena. Confira!

Você tem conseguido estudar por EAD durante a quarentena? Compartilhe suas dicas com a gente!

“Estabeler uma rotina de estudos e de descanso ajuda muito”, @juliazibordi

Khan Academy”  / “Organizar tudo num Trello ou algum outro task helper”, @m.narriman

“Fazer uma lista com prioridades”, @mari.taveira__

“Fazer um ‘to do list'”, @kamila_oliveira24

“Fazer to do lists, estudar com vídeos de study with me e videoconferências” @thefuturedentist.br

“Usar a técnica Pomodoro” / “Fazer um planejamento e colocar no despertador para saber o começo e fim de cada atividade”, @anaflaviadornelas

“Faço cronogramas de estudo todo final de semana, 1 hora para cada matéria dividido ao dia”, @pngbarbosa

“Aceitação da realidade, meditação toda manhã e foco no objetivo. Não é fácil!”, @jordanareds

“Aproveitem os fóruns online. Quando eu não entendia uma questão ia direto pro tutorbrasil, @yasuo.enzo

“Faça primeiro as atividades com data / anote todas as atividades antes de sair fazendo”, @wwwxkz

“Rotina de estudos bem matutinos (para só ser interrompido com o nascer do dia)”, @mv_mnaove

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados