//username of moderater
Fundação Estudar
InícioColunistasComo este economista brasileiro conseguiu estágio na Comissão Europeia durante o mestrado...

Como este economista brasileiro conseguiu estágio na Comissão Europeia durante o mestrado no Canadá

Colunista do Estudar Fora - 17/05/2018
Comentários:

Sempre tive o sonho de morar e estudar no exterior. Já tinha feito cursos de curta duração fora do Brasil, mas pra mim não era o suficiente, pois queria uma experiência de maior duração. Eu amo viajar, conhecer novas culturas, novos idiomas, mas confesso que nunca sequer sonhara com a possibilidade de fazer um estágio na Comissão Europeia.

Depois da graduação em economia pela UERJ, comecei a pensar em fazer um mestrado na França, onde também poderia aperfeiçoar meu francês. Mas depois de uma viagem de turismo ao Canadá esses planos mudaram completamente.

Conheci o campus da Université de Montréal (UdeM) em 2014 e fiquei impressionado com seu tamanho e estrutura. A partir daí comecei a pesquisar sobre a universidade, seus programas, processo de admissão. Participei de uma palestra informativa promovida pela UdeM no Rio de Janeiro e lá descobri que eles possuíam toda uma plataforma de apoio aos estudantes brasileiros. Tive todo suporte durante o processo de admissão para o mestrado. E o melhor de tudo: foi de graça!

Diego em sua formatura da Université de Montréal

Diego em sua colação de grau, do mestrado na Université de Montréal

Candidatura ao mestrado no Canadá

Fui aceito no curso que eu queria, o mestrado em Estudos Internacionais, com especialização em Cooperação, Desenvolvimento e Economia. Era um programa que unia a minha formação em economia com meu interesse na área de relações internacionais.

A experiência de estudar na UdeM foi muito além do que eu imaginava. Além de morar numa cidade multicultural e vibrante como Montreal, ter colegas de classe de várias origens e nacionalidades, morar em um dormitório de estudantes (daqueles que vimos em filmes), também tive a chance de participar de algumas atividades externas.

Ganhei uma bolsa para participar do “European Union Study Tour & Internship”, um programa que leva estudantes de universidades canadenses para conhecer as instituições da União Europeia. Trata-se de uma viagem acadêmica com duração de três semanas para diversos países da Europa, com cursos, palestras, seminários, aulas, visitas e coquetéis. Foi uma experiência incrível, que agregou muito à minha formação cultural e acadêmica.

O Estágio na Comissão Europeia

Após a conclusão do “Study Tour”, fui aceito para um estágio na Comissão Europeia em Bruxelas, na Bélgica. Por dois meses contribuí com a equipe internacional no departamento responsável pelas políticas de compras governamentais. Minhas principais atividades foram realizar pesquisas e estudos sobre o tema nos estados membros e no Brasil.

O balanço que faço de todas estas experiências é que a Université de Montréal me possibilitou ir além das minhas próprias expectativas. Hoje, com o titulo de mestre, vejo com orgulho tudo que vivi, na certeza de que ainda posso ir mais além.

Leia também: Tudo que você precisa saber para fazer um estágio no exterior

Sobre o Autor

Diego Lafaiete Courty Leite é graduado em Economia pela UERJ e mestre em Estudos Internacionais, com ênfase em Cooperação, Desenvolvimento e Economia, pela Université de Montréal. Tem experiência na área de Políticas Públicas e Economia do Setor Público. Atuou como trainee na Comissão Européia, em Bruxelas, e no BNDES. Atualmente é Gestor de Recursos de um Instituto de Previdência e presta serviços de consultoria.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Colunista do Estudar Fora
Colunista do Estudar Fora
Os colunistas são estudantes e especialistas convidados pelo Estudar Fora para compartilhar sua experiência. É neste espaço que você verá relatos em primeira pessoa dos estudantes ou orientação especializada de profissionais que atuam com estudos no exterior.

Artigos relacionados