InícioColunistasEstados Unidos: veja quatro vantagens de escolher esse destino

Estados Unidos: veja quatro vantagens de escolher esse destino

Gustavo Sumares - 28/02/2020
Comentários:

Com o aumento das oportunidades para estudar no exterior, como programas de mobilidade internacional, ofertas de bolsas de estudo e até incentivo do governo o número de brasileiros que busca o Ensino Superior fora do País só aumenta. O destino preferido? Estados Unidos da América! Segundo o relatório Open Doors, produzido pelo Instituto de Educação Internacional, em 2018 o número de alunos do Brasil que estudam em universidades estadunidenses cresceu 11,7% em relação ao ano anterior.

Além disso, a pesquisa também apontou a nossa nação como a 10a que mais envia estudantes aos EUA. E é claro que há uma série de fatores positivos que aparecem em comum e com frequência na lista de pontos a favor daqueles que seguem em busca desse sonho na terra do Tio Sam. Confira:

1 – Pluralidade cultural

Por conta de toda visibilidade e desejo pelo destino, as universidades dos Estados Unidos costumam receber alunos de diversos países do mundo. Isso faz com que o ambiente universitário dos EUA seja extremamente plural e miscigenado quando o assunto é cultura.

Sendo assim, ao optar pelo destino, a ponte com diversas crenças, costumes e culturas é quase certa. E os benefícios vão muito além disso, uma vez que esse contato também contribui para que você tenha uma formação com o olhar mais global para resolução de problemas e inovações.

2 – Carreira internacional é uma realidade

Algumas das mais importantes companhias do mundo estão localizadas no país. Apesar de o visto de estudante possui regras bastante rígidas em relação a permissão de trabalho para estrangeiros, o fato do estudante estar matriculado em uma universidade norte americana faz com que ele fortaleça vínculos com pessoas que integram o mercado de trabalho e, como consequência, se aproximem das empresas, o que tende a aumentar as chances de uma carreira internacional depois da conclusão do curso.

3 – Universidades melhores colocadas nos rankings de ensino superior

A colocação das universidades americanas no ranking da Times Higher Education é outro motivo muito bom para estudar no país. Sete universidades dos Estados Unidos fazem parte das dez primeiras posições do ranking. Para os que pretendem seguir a área de tecnologia e inovações, a California Institute of Technology e o Massachusetts Institute of Technology ocupam respectivamente o segundo e o quinto lugar. Ou ainda para os que preferem a excelência e tradição no ensino, Princeton University, Harvard University e Yale University se encontram no sexto, sétimo e oitavo lugar.

4 – Domínio do idioma

E, claro, os estudantes já precisam da comprovação do idioma para ingressar nas instituições estrangeiras. A Universidade de Harvard, por exemplo, melhor colocada no ranking World Reputation 2018 da Times Higher Education e também na lista elaborada pela Forbes, em 2017, reconhece como válidas as certificações C1 Advanced e C2 Proficiency, de Cambridge Assessment English, departamento da Universidade de Cambridge dedicado à avaliação do idioma, como parte da constatação das habilidades na língua inglesa.

Por Alberto Costa, de Cambridge Assessment English

Cambridge Assessment English é o departamento sem fins lucrativos da Universidade de
Cambridge especializado em certificações e avaliação da língua inglesa com um amplo
portfólio para diferentes públicos e objetivos. Com mais de 100 anos de tradição e atuando em mais de 130 países, os certificados Cambridge Assessment English são reconhecidos
internacionalmente por mais de 25 mil instituições, empresas e órgãos governamentais no
mundo todo. O departamento conta com os melhores especialistas na área de avaliação
linguística, que se dedicam ao desenvolvimento e ao controle de qualidade dos exames
Cambridge English. No mundo todo, mais de 5,5 milhões de pessoas prestam os exames
anualmente.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados