InícioBolsas de EstudoBolsas para escola de verão em Portugal para estudantes do Ensino Médio

Bolsas para escola de verão em Portugal para estudantes do Ensino Médio

Priscila Bellini - 14/05/2018
Comentários:

Os estudantes do Ensino Médio interessados em Física podem se inscrever para uma escola de verão em Portugal, criada pela Universidade do Porto. A iniciativa recebe candidaturas até 31 de maio, para o curso que decorre entre os dias 2 e 7 de setembro.

Desde 2014, o programa já contou com a participação de 16 alunos brasileiros. Entre eles, a catarinense Beatriz Carla Koch, que participou da edição de 2015. “A melhor parte são os projetos em grupo”, resume ela, que desenvolveu um projeto na área de Física junto a outros estudantes.

Como funciona a escola de verão em Portugal

Durante os cinco dias de duração do curso, os alunos dividem-se em três áreas – Física, Engenharia Física e Astronomia – e trabalham em grupos. A formação oferecida pela escola de verão em Portugal inclui palestras com pesquisadores europeus, noções de física quântica e relativismo e um projeto de pesquisa.

O tema do projeto é sorteado e os estudantes apresentam os resultados aos professores da Universidade do Porto e ao reitor da instituição.

Como se candidatar

Os interessados podem se inscrever por meio de um formulário online, em que descrevem seu histórico acadêmico em Física e Matemática e os motivos pelos quais desejam participar do curso. Também é necessário enviar uma carta de recomendação, que deve seguir o modelo disponível no site, assinada por um professor da área e carimbada pelo colégio de origem do aluno.

Leia também: Tudo que você precisa saber para estudar em Portugal

Para quem não tem condições de arcar com os custos do curso, de 75 euros, há bolsas disponíveis. Vale lembrar que esse valor cobre despesas com alojamento, transporte e alimentação, além da formação em si na escola de verão em Portugal.

A fim de obter o benefício, o professor que recomendar o participante deve mencionar a necessidade financeira ao redigir a carta.  O documento deve ser enviado para o endereço [email protected] até a data limite. Por outro lado, gastos com passagens aéreas ficam a cargo do aluno.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados