InícioOutrosEnsino superior – Universidades e faculdades

Ensino superior – Universidades e faculdades

Giana Andonini - 30/08/2013
Comentários:

A maioria dos cursos de ensino superior do Reino Unido é ministrada por universidades, mas inúmeras faculdades também os oferecem, inclusive instituições especializadas, como institutos de artes, escolas de negócios e faculdades agrícolas.

Escolhendo uma universidade ou faculdade

O ensino superior do Reino Unido é de excelente qualidade, com uma merecida reputação internacional. Quando você for escolher o seu curso britânico, certifique-se se a instituição segue os padrões de qualidade estipulados pelo governo do país.

Existem 160 universidades e faculdades no Reino Unido autorizadas a outorgar uma diversidade de diplomas acadêmicos. Todas as autorizações são concedidas por autoridades britânicas (Parlamentos do Reino Unido e da Escócia, e Assembleias do País de Gales e Irlanda do Norte). As instituições reconhecidas por estas autoridades são chamadas de “órgãos reconhecidos” (“recognised bodies”). Veja todas as instituições reconhecidas pelas autoridades britânicas e autorizadas a outorgar diplomas acadêmicos AQUI.

Há também mais de 700 faculdades e outras instituições não autorizadas a outorgar diplomas acadêmicos, mas que oferecem cursos completos que preparam os estudantes para os cursos acadêmicos reconhecidos. Estas instituições são chamadas de “órgãos registrados” (“listed bodies”). Os cursos destas instituições são validados por outras instituições autorizadas a outorgar diplomas acadêmicos. Veja todas as instituições registradas não autorizadas a outorgar diplomas acadêmicos.

Por favor, visite o site www.gov.uk/recognised-uk-degrees para mais informações.

As instituições reconhecidas e registradas passam por inspeções regularmente para garantir que os padrões de qualidade do ensino, das instalações, da educação acadêmica e dos serviços de suporte sejam mantidos.

Encontrando as melhores instituições

Muitos estudantes internacionais nos pedem recomendação sobre as melhores universidades e faculdades do Reino Unido. O Reino Unido não possui um sistema de classificação (ranking) de suas instituições de ensino superior. Existem alguns sistemas independentes de avaliação que podem ser fontes úteis, mas lembre-se de que eles nem sempre trazem uma visão geral.

Nós recomendamos que consulte diferentes fontes para encontrar uma instituição certa para você. Você deve, por exemplo, checar o desempenho das instituições em relação à:

Satisfação dos estudantes
Resultados em exames
Possibilidades de carreiras
Serviços de suporte
Custos
Padrões de ensino, etc.
Os sites a seguir podem lhe ajudar a conhecer um pouco mais o que cada universidade e faculdade têm a oferecer:

O Unistats é o site oficial para pesquisar e comparar informações sobre universidades e faculdades de todo o Reino Unido. Você pode usar o Unistats para ver a opinião de estudantes sobre os cursos, pesquisar custos, e saber quais carreiras ou estudos acadêmicos os estudantes escolheram ao término do curso.

O QAA realiza avaliações de instituições reconhecidas e registradas do Reino Unido, avaliando a qualidade do ensino, das instalações e da educação acadêmica. Visite o site oficial do QAA para saber o desempenho de cada instituição.

O Exercício de Avaliação de Pesquisa (Research Assessment Exercise, que será alterado para Research Assessment Framework em 2014) avalia as universidades e faculdades em relação à qualidade das pesquisas acadêmicas. Visite o site oficial para saber o desempenho de cada instituição.

Vistos

É provável que você precise de um visto para estudar no Reino Unido, dependendo da sua nacionalidade. Você pode descobrir se precisa de um visto AQUI. Se você precisar de um visto, deve estudar em uma universidade ou faculdade aprovada pela UK Border Agency (UKBA).

Para o Student Visitor Visa (Visto de Estudante Visitante), sua instituição deve seguir os critérios explicados pela UKBA nesta página: www.ukba.homeoffice.gov.uk/visas-immigration/visiting/student

Para o Child Visitor Visa (Visto para Criança Visitante), sua instituição deve seguir os critérios explicados pela UKBA nesta página: www.ukba.homeoffice.gov.uk/visas-immigration/visiting/child/requirements

Para o visto Tier 4 (Geral) e o visto Tier 4 (Criança), a sua instituição deve ser licenciada pela UKBA como patrocinadora de vistos Tier 4.

Confira a matéria original AQUI.

_____________________________________________________________________

Essa matéria faz parte do Especial Estude no Reino Unido 

Especial Estude no Reino Unido é uma série de matérias especiais com tudo que você precisa saber para estudar no UK. Todo o conteúdo do Especial foi produzido pelo Bristish Council, um parceiro do Estudar Fora, pelo site Education UK.

eduk_logo

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados