InícioOutrosEnsino superior – Cursos e qualificações

Ensino superior – Cursos e qualificações

Giana Andonini - 30/08/2013
Comentários:

As universidades e faculdades do Reino Unido (United Kingdom – UK) oferecem milhares de cursos excelentes, que resultam em diplomas e qualificações respeitadas internacionalmente por empregadores e acadêmicos. Quando você pensa em ensino superior no Reino Unido, com certeza pensa em bacharelados, mestrados, MBAs e doutorados. Mas há mais!

Os principais cursos de graduação oferecidos são:

Bacharelados ou graduações: Estudos acadêmicos criados para lhe ajudar a adquirir uma compreensão abrangente da área. Em período integral, dura, normalmente, três anos para ser completado (quatro, em alguns casos). Existem diferentes tipos e títulos, como: Bacharelado de Artes (BA), Bacharelado de Ciência (BSc), Bacharelado de Educação (BEd) e Bacharelado de Engenharia (BEng).

Os cursos são classificados como Ordinary (comum) ou Honours (com honras) – e variam de acordo com as instituições. Geralmente, um diploma “comum” ou “unclassified” pode ser outorgado se o estudante completar um curso de período integral, mas não obteve todos os requisitos para receber um diploma honours (que costuma exigir mais matérias e horas de estudo). Na Escócia, um curso “comum” dura três anos em período integral, enquanto um “honours” dura quatro também em período integral.

Preparatório: É o equivalente aos dois primeiros anos de um curso de graduação honours, pode ser estudado em período integral ou em meio período e consiste em estudos acadêmicos integrados com aprendizado profissional em um estágio. Pode ser estudado como um curso independente, ou então você pode progredir para o último ano de uma graduação honours (que exige mais disciplinas para ser concluído).

Diploma de Ensino Superior: Com dois anos de duração, os cursos de Diploma of Higher Education (DipHE) costumam equivaler aos dois primeiros anos de um degree (diploma outorgado após um bacharelado) e podem valer para ser admitido no terceiro ano de um curso acadêmico na área relacionada. Os DipHE podem ser cursos acadêmicos, mas são, principalmente, relacionados a um trabalho ou uma profissão, como enfermagem e trabalho social.

Certificado de Ensino Superior: Curso com foco em uma profissão específica ou então em um estudo acadêmico específico. Equivale ao primeiro ano de uma graduação honours e é a qualificação mais básica do ensino superior. Serve para demonstrar que o estudante é capaz de estudar um curso acadêmico de uma universidade. Você pode usar um Certificate of Higher Education (CertHE) para ganhar confiança para estudar em uma universidade, para mudar de carreira ou para melhorar a sua carreira atual, ou então para passar para um curso preparatório, DipHE ou honours.

Diploma Nacional de Ensino Superior: O Higher National Diploma (HND) é um curso de dois anos de duração, e se completado com altas notas pode levar ao último ano de uma graduação.

Os principais cursos de pós-graduação oferecidos são:

Mestrados. Um mestrado é a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento em uma área específica ou de seguir uma direção completamente diferente usando os seus conhecimentos adquiridos em uma graduação. O mestrado é uma qualificação acadêmica outorgada a estudantes que demonstram um alto nível de conhecimento em uma área de estudo específica. Você encontra cursos de mestrado em praticamente todas as disciplinas, e em dois tipos diferentes de mestrado: taught (lecionado, com aulas) e research (pesquisa acadêmica, um curso mais independente no qual o estudante coloca em prática um projeto de pesquisa na área).

MBAs. Um Mestrado de Administração de Empresas (Master of Business Administration – MBA) é uma qualificação internacionalmente reconhecida, que lhe prepara com as habilidades necessárias para adentrar uma carreira bem sucedida em gerência. Os cursos de MBA oferecem em suas grades curriculares disciplinas como estratégia e política dos negócios, gestão estratégica e operacional, marketing, pesquisa de mercado, finanças e contabilidade, tecnologia da informação, gestão de recursos humanos, liderança, empreendedorismo e comércio internacional.

PhDs/doutorados. Um Doutor de Filosofia (Doctor of Philosophy – PhD/DPhil) ou doutorado é o mais alto nível acadêmico que um estudante pode conquistar. Este curso é bastante rigoroso e costuma levar a carreiras acadêmicas (como professor ou pesquisador). Os doutorados podem ser cursados por estudantes que atingirem resultados de 70% ou mais (no UK, classificados como 2:1) em uma graduação. Apesar de não ter necessariamente que completar um mestrado, é comum que você opte por um antes do doutorado.

Diplomas e qualificações de pós-graduação. Para os interessados em continuar os estudos acadêmicos após a graduação, existe uma grande variedade de opções. Os certificados e diplomas de pós-graduação permitem estudar algo novo ou aprimorar as habilidades e conhecimentos conquistados com o bacharelado.

Cursos vocacionais e profissionalizantes. Uma qualificação vocacional e profissionalizante; é normalmente cursada para melhorar habilidades ou ganhar qualidades exigidas para exercer alguma função profissional. A maioria envolve treinamento prático, proporcionando a oportunidade de experienciar o trabalho real.

Cursos de conversão. Um curso de conversão é uma pós-graduação vocacional, normalmente procurada por graduados interessados em mudar de área de estudo após a graduação. Além disso, esta qualificação prepara os estudantes para o mercado de trabalho.

Pós-graduações “lecionadas”, as chamadas taught, consistem em uma série de aulas e exames e/ou avaliações durante o curso. As pós-graduações de pesquisa, research, envolvem o aprofundamento em algum estudo específico, normalmente em um período de dois a três anos, para, por final, relatar sobre a sua pesquisa em uma tese ou dissertação.

Disciplinas e módulos

Os cursos no Reino Unido têm uma estrutura “modular”. Isto significa que você pode construir o seu próprio curso personalizado, escolhendo módulos ou unidades de ensino (disciplinas) de diferentes áreas de estudo. Por exemplo: se você estiver estudando um bacharelado em literatura inglesa, pode escolher cursar um módulo de ficção científica, um módulo de literatura infantil, e um módulo de contos.

Se você tiver interesse em mais de uma disciplina, também pode criar uma combinação de estudos como parte do seu curso – por exemplo: literatura inglesa e psicologia. Você pode também decidir quanto tempo gostaria de gastar com cada uma das matérias. Um curso “joint” significa duas áreas de estudo cursadas igualmente (50/50), já “major/minor” significa que você estuda uma área de estudo principal e uma outra secundária (75%/25%).

Estágios

Alguns cursos incluem um ano de experiência prática na indústria – por exemplo, trabalhar para uma companhia, uma instituição beneficente ou um setor público. Isto será normalmente no terceiro ano do curso acadêmico ou no segundo ano de um Diploma Nacional e, dependendo do empregador, pode ser uma função paga de período integral. O objetivo é introduzir o estudante a um ambiente de trabalho real, enquanto ganha experiência profissional. Cheque se o seu visto de estudante permite trabalhar no Reino Unido.

Formas de estudo

A maioria das graduações de período integral dura três anos (ou quatro anos na Escócia). Os cursos de pós-graduação de período integral são de um ano ou mais.

Os cursos de período integral são, normalmente, mais longos, possibilitando trabalhar durante os estudos e aprender de uma forma mais flexível. Não há uma duração específica para os cursos de meio período – varia de curso para curso. Se você precisa de um visto para estudar no Reino Unido, por favor, cheque se é permitido fazer um curso de meio-período pelo www.ukba.homeoffice.gov.uk.

Além de estudar em um campus britânico, você pode optar estudar fora do Reino Unido – por exemplo: escolhendo um curso à distância/online ou um campus britânico em outro país. Leia mais em “Estudar uma qualificação britânica… fora do Reino Unido”.

O ano acadêmico

No Reino Unido, o ano acadêmico costuma começar em setembro ou outubro e ir até junho ou julho. Alguns cursos são mais flexíveis e aceitam matrículas durante o ano todo.

Leia a matéria original AQUI.

_____________________________________________________________________

Essa matéria faz parte do Especial Estude no Reino Unido 

Especial Estude no Reino Unido é uma série de matérias especiais com tudo que você precisa saber para estudar no UK. Todo o conteúdo do Especial foi produzido pelo Bristish Council, um parceiro do Estudar Fora, pelo site Education UK.

eduk_logo

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados