//username of moderater
Fundação Estudar
InícioComo se PrepararDELF e DALF: recursos gratuitos para se preparar para os testes oficiais...

DELF e DALF: recursos gratuitos para se preparar para os testes oficiais de francês

Marcela Marcos - 03/08/2023
Comentários:

Quem está na etapa de application para uma universidade estrangeira cujo curso é em inglês, já sabe que, provavelmente, vai precisar apresentar algum comprovante de proficiência, normalmente obtido pelos testes TOEFL ou IELTS. No caso do francês, nomes como DELF e DALF entram na lista de exigências das instituições de ensino superior lá fora.

Na sequência, a gente explica as nomenclaturas e traz dicas de recursos gratuitos para se dar bem nos testes oficiais de francês!

O que é o DELF? E o DALF?

Antes de falar sobre os recursos gratuitos, é importante diferenciar DELF e DALF. O primeiro é a sigla para Diplôme d’Études en Langue Française (em português, “Diploma de Estudos em Língua Francesa”). Este teste compreende quatro níveis do idioma: A1, A2, B1 e B2.

Leia também: Como conseguir uma bolsa para estudar na França

O DELF serve, portanto, para quem se encontra em algum destes níveis. Já os candidatos que têm entendimento mais avançado do francês devem prestar o DALF, sigla para Diplôme approfondi de Langue Française (Diploma Aprofundado de Língua Francesa). O DALF é o certificado para C1 e C2.

Ambos os diplomas são aplicados com exclusividade pela Aliança Francesa servem como comprovante de proficiência – cada um no seu próprio segmento do idioma – e são reconhecidos mundialmente. Os certificados DELF ou DALF são exigências de alguns processos seletivos para cursos ministrados em francês, mas obtê-los é importante, também, para ter mais chances de profissionalização.

Características das provas de DELF e DALF

 Os testes oficiais de francês variam entre si, justamente porque as provas são diferentes (inclusive no formato) de acordo com o nível atestado. Mas, de modo geral, quatro competências são cobradas do estudante: compreensão oral, compreensão escrita, expressão oral e expressão escrita. Para cada uma delas, o candidato precisa tirar acima de 5 pontos (em um total de 25).

Leia também: DELF e DALF: os testes oficiais de proficiência em francês

Até 2020, era necessário escolher a temática do exame, entre Ciências ou Humanidades, mas, de lá para cá, há um tema único.

Simulados para se preparar para DELF e DALF

Quando se fala em recursos gratuitos de preparação, em qualquer prova, estudar o próprio exame é fundamental. Não é diferente com DELF e DALF. Este link traz modelos das provas de proficiência em francês em todos os níveis.

Leia também: Conheça a Universidade de Toulouse, um dos principais destinos universitários na França

 É possível baixar os documentos em PDF, que incluem instruções ao candidato, correções e tabelas de avaliação. No link também estão disponíveis as transcrições de áudios das provas.

O mesmo site (delfdalf.fr) também tem uma página que disponibiliza livros para os testes oficiais de francês.

Dicas da Aliança Francesa para DELF e DALF

A Aliança Francesa oferece alguns recursos gratuitos de preparação para DELF e DALF, além de disponibilizar o Manual do Candidato. Neste vídeo, a professora de francês Fabiana Garcia Coelho e a representante do setor de exames da instituição, Amanda Souza, explicam para que servem as provas e por que fazê-las e detalham as diferenças entre os exames. Elas também orientam sobre inscrições, transferências, validade e prazos das provas. Já neste outro vídeo do canal da Aliança Francesa o foco está nas mudanças no formato das provas DELF nos níveis B1 e B2. Ainda no canal, há depoimentos de alunos que obtiveram os diplomas, entre outras dicas de preparação.


Curso gratuito de preparatório para DELF e DALF

A plataforma Udemy dispõe de um curso gratuito intitulado “Como obter êxito no DELF e no DALF”. O conteúdo programático destrincha cada etapa dos dois exames, incluindo respostas à típica pergunta: afinal, o que cai, na prova? O curso da Udemy, ministrado pela professora Manoella Costa-Madona também traz instruções para se obter uma média que esteja acima da maioria dos candidatos.

Outras dicas de preparação gratuita para DELF E DALF

O Estudar Fora tem um post com várias dicas para aprender francês, que reúne aplicativos, podcasts separados por níveis, filmes e canais no YouTube com explicações para brasileiros.

Sobre os canais, aliás, um dos que mais traz dicas de DELF e DALF é o French School TV. Porém, como os vídeos são em francês (é possível ativar legendas, mas somente neste idioma), este é mais indicado para quem já tem mais fluência. 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados