InícioBolsas de Estudo4 cursos "fora da caixa" contemplados por bolsas da Fundação Carolina

4 cursos “fora da caixa” contemplados por bolsas da Fundação Carolina

Nathalia Bustamante - 22/02/2017
Comentários:

Por Priscila Bellini

Nem só de Engenharia, Direito e Medicina vivem as universidades. Quando se trata de curso no exterior, da graduação ao doutorado (passando pelos inúmeros cursos de curta-duração), então, não há limite. Em outras palavras, não importa qual o tema de pesquisa ou área de atuação que faça seu coração bater mais forte, existe sempre um espaço.

E isso vale, inclusive, para os cursos que apresentam bolsas de estudo generosas. Nos editais de bolsas da Fundación Carolina, que conta com 110 entidades conveniadas, a proposta de contemplar todos os campos do conhecimento é levada a sério. Com oportunidades destinadas a estudantes latino-americanos que queiram estudar na Espanha, a leva de bolsas inclui representação de jogadores e artistas e paleontologia.

Conheça alguns dos cursos fora da caixa disponíveis pelo edital de 2017-2018:

Máster Interuniversitario en Paleontología Avanzada
(Universidad Complutense de Madrid)

Quem nunca sonhou em ser paleontólogo? A área está presente na imaginação de muitas crianças por aí e é uma ótima deixa para filmes clássicos como Jurassic Park. Na prática, a paleontologia estuda os vestígios deixados por vegetais e animais pré-históricos, usando materiais como os fósseis.

Para dar conta da complexidade do assunto, programas como o mestrado em Paleontologia Avançada unem mais de uma instituição de ensino – no caso da iniciativa espanhola, a  Universidad Complutense de Madrid e a Universidade de Alcalá, também localizada em Madri.

Em um primeiro momento, os estudantes devem seguir as disciplinas obrigatórias, como Paleontologia Evolutiva e Patrimônio e Gestão de Materiais Paleontológicos. Depois, dividem-se em dois campos: o dos ecossistemas continentais e dos marinhos, com ramificações mais específicas, a exemplo da Paleobotânica. A bolsa de estudos compreende passagens de ida e volta, seguro saúde e alojamento dentro da universidade. Cabe ao estudante arcar com a despesa de matrícula e anuidade, totalizando 3590,00 euros.

Máster en Representación y Gestión de Artistas y Deportistas
(Fundación José Pons)

Se o seu sonho é agenciar e representar esportistas de destaque como Neymar Jr. ou astros do rock, talvez este seja o caminho. A fundação que oferece o mestrado é mantida por um grupo espanhol de empresas, e também tem cursos como o de Propiedad Industrial, Intelectual, Competencia y Nuevas Tecnologías.

Como a Fundación José Pons destaca, eles fazem de tudo para favorecer a inserção do mestrando no mercado de trabalho.

Para ser um bom representante e dar conta do recado, o curso cobre desde os aspectos jurídicos até administração e, claro, marketing. Como a Fundación José Pons destaca, eles fazem de tudo para, “com garantia 100%”, favorecer a inserção do mestrando no mercado de trabalho. Isso inclui, inclusive, reuniões de orientação individuais com os alunos, para dar referências de carreira e oportunidades.

Para se candidatar, não é necessária uma formação específica. O mestrado aceita desde alunos de marketing até ex-jogadores que pretendam mudar de carreira. A bolsa cobre 50% do valor de anuidade, passagens aéreas de ida e volta para a Espanha e seguro saúde. Cabe ao estudante arcar com os outros 50% – totalizando 4500 euros.

Máster Olivar y Aceite de Oliva
(Universidad de Jaén)

A Universidad de Jaén, localizada na região da Andaluzia, possui um Centro de Estudios Avanzados en Olivar y Aceite de Oliva. Isso porque Jaén é a província que mais produz azeite no mundo, e carece de profissionais na área. Nada melhor, portanto, do que oferecer um curso de mestrado que trate do assunto e contemple desde o cultivo da oliveira até os mínimos detalhes da produção do óleo.

Durante um ano, os alunos aprendem sobre técnicas de cultivo e fundamentos de análise físico-química, que fazem parte do tronco principal, bem como gestão comercial e mecanização agrária. Há sempre atividades externas, incluindo visitas a empresas-parceiras, que totalizam mais de 50. No trabalho de conclusão do curso, as propostas são variadas: podem ser o projeto de uma plantação de oliveiras, ou mesmo uma análise econômica do setor.

As bolsas são integrais: cobrem o valor total da anuidade, alojamento, alimentação, passagens aéreas e seguro médico.

Master en Programación de Videojuegos
(U-tad)

Esta oportunidade vai chamar a atenção de muitos geeks por aí: é o mestrado em programação de videogames da U-tad, em Madrid.  No programa, com duração de um ano, os estudantes aprenderão a criar, desenhar e programar um videogame que poderá ser comercializado ao final do curso. Para isto, os últimos três meses serão realizados dentro de uma empresa aceleradora.

Podem se candidatar jovens com formação em arquitetura, engenharia, matemática ou física. A bolsa concedida é parcial, e cobre custos de viagem, seguro de saúde, 100% da matrícula no programa de Empreendimento Digital e  50% da matrícula para o Mestrado. Cabe, ao estudante, arcar com a outra metade: um investimento total de 6.325 euros.

 

* Foto: Neymar / Crédito: Elena Polio (CC BY-SA 2.0)

 

Leia mais:
10 cursos universitários que você não vai acreditar serem reais
Fundação Carolina oferece 521 bolsas para pós-graduação na Espanha

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados