InícioOutrosCursos de idioma e de curta duração nos EUA

Cursos de idioma e de curta duração nos EUA

Giana Andonini - 06/09/2013
Comentários:

Principal motivo pelo qual os brasileiros vão estudar no exterior, os cursos de idioma e de curta duração fora são vistos como oportunidades de ganhar fluência em outra língua, em um curto período de tempo. Se você está planejando fazer um intercâmbio de idiomas, confira as informações que a advisor do EducationUSA, Marina Lugao, compartilhou ontem com os participantes da 11ª Feira do EducationUSA, na edição de São Paulo.

Tipos de curso
Para quem está buscando cursos específicos para melhorar o inglês, há basicamente dois tipos de programas para cursar nos EUA: os ESL (English as a second language) e os ESP (English for Specific Purpose).

Os cursos de ESL são os cursos de idioma em si, nos quais os alunos terão aulas de inglês em escolas de idioma. A carga horária varia em média de 18h semanais ou a 30 horas por semana, nos mais intensivos.

Já os cursos do tipo ESP são para aprofundar o conhecimento na língua em uma área específica de interesse acadêmico ou profissional. Há opções de cursos em Business English, Medical English e Pre MBA, por exemplo. Também há os cursos preparatórios para exames, como o TOEFL e TOEIC.  Os ESP são mais voltados à alunos com inglês intermediário ou avançado e ocorrem dentro das universidades.

Órgãos credenciados
Para ajudar na escolha de qual escola ou instituto estudar, Marina indica algumas organizações credenciadas que certificam a qualidade dos cursos de idioma e de curta duração nos EUA. São eles: American Association of Intensive English ProgramsCommission on English Language Program Accreditation, Accrediting Council for Continuing Education & Training e University and College Intensive English Programs.

O que considerar
– Localização: além da cidade, leve em conta também o deslocamento
– Clima
– Atividades e interesses que você quer desenvolver enquanto estiver no intercâmbio
– Acomodação

Dicas
A advisor do EducationUSA dá mais duas dicas para quem quer fazer um curso de curta duração nos EUA:
1) comece a se planejar pelo menos seis meses antes
2) Planeje seus custos, sem esquecer de levar em consideração: application fee, program tuition, health insurance, livros e materiais, hospedagem, alimentação, transporte e gastos extras. Lembre-se que os preços variam de instituição e localização.

A Feira EducationUSA
A Feira EducationUSA é um evento que reúne milhares de estudantes em busca de informações sobre como se candidatar para faculdades americanas e universidades credenciadas. Esse ano, foram mais de 75 estandes. As feiras do EducationUSA atraem jovens de várias regiões e níveis educacionais – principalmente graduação e mestrado.

Sobre o Education USA
O Education USA é um órgão oficial do governo americano que promove o ensino superior nos EUA oferecendo assessoria para quem sonha em estudar no país, em mais de 20 escritórios no Brasil. Conheça mais sobre a organização AQUI.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados