InícioGraduaçãoConheça os testes de admissão para estudar no exterior

Conheça os testes de admissão para estudar no exterior

Redação do Estudar Fora - 04/06/2013
Comentários:

Parte do processo de admissão nas universidades fora são os testes de admissão. Nos EUA, os testes que podem ser pedidos pelas universidades são o SAT I, ACT e SAT II, que são uma espécie de ENEM. Todos os americanos e estrangeiros que desejam estudar no país devem fazer uma ou mais destas provas, normalmente durante o ensino médio. Com eles, as instituições obtém uma avaliação padronizada dos candidatos, e conseguem analisar em que nível acadêmico cada um está. Lembre-se que os testes de admissão são apenas uma parte de todo o processo, que envolve também a análise dos formulários, dos essays, do seu currículo pessoal e histórico escolar.

Além dos testes de admissão, os alunos estrangeiros devem realizar testes de idioma, como o TOEFL e o IELTS para o inglês, o DELF para o francês, o DELE para o espanhol e o CELI para o italiano. O objetivo desses testes é demonstrar que sua fluência no idioma é suficiente para estudar em uma instituição em que aquela língua é predominante. Conheça mais sobre os testes de idiomas AQUI.

Abaixo listamos os testes de admissão requeridos em universidades dos EUA. Em breve traremos para você quais são os testes pedidos por universidades em outros países.

SAT (ou SAT I): O Scholastic Aptitude Test, ou como é mais conhecido – SAT I, é um dos testes de admissão mais comuns dos EUA, e é administrado pelo College Board. O exame tem o objetivo de avaliar os conhecimentos e habilidades de raciocínio crítico do aluno através de três áreas: Math (matemática), Critical Reading (linguagem e interpretação de textos) e Writing (escrita). Uma das principais características da prova é a sua rapidez. O tempo que os alunos tem para escrever uma redação por exemplo é de 25min.. Isso requer do candidato prática, para que o tempo não se torne um inimigo. Leia mais sobre o SAT aqui.

SAT SUBJECT TEST (ou SAT II): O SAT Subject Test, ou SAT II, é bem diferente do SAT “normal”, pois ele avalia o seu conhecimento em uma área específica, em uma prova de uma hora de duração. Os SAT II são complementares ao teste SAT, e podem te ajudar a mostrar para a universidade em quais matérias você é muito bom, além dos conhecimentos gerais avaliados pelo SAT. Você pode fazer o SAT II em 20 áreas diferentes como Literatura, História Geral, História dos EUA, Matemática 1 e 2, Biologia, Química, Francês, Alemão, Espanhol, entre outros. Geralmente, as universidades mais disputadas pedem entre dois e três SAT Subjects Test, além do SAT 1.

ACT: O ACT é um teste de admissão que é aceito no lugar do SAT na maioria das universidades dos EUA. Ele é administrado pelo ACT Inc. A prova é composta por quatro seções: Inglês, Matemática, Interpretação de texto e Raciocínio científico (Science Reasoning). O exame também contém uma seção optativa, de Escrita, no qual os estudantes redigem um essay. Para realizar o ACT os alunos têm no mínimo 2h45.

Fique ligado! Uma informação importante é que o peso que estes testes têm no processo de admissão varia em cada universidade. Algumas irão pedir o SAT1 e o SAT II, algumas somente o ACT ou o SAT 1 e algumas chegam a não pedir exame nenhum. Por exemplo, o California Institute of Technology (Caltech) – considerada a melhor universidade do mundo pelo principal ranking internacional, o Times Higher Education (THE) – pede aos alunos o SAT 1 ou ACT, juntamente com o SAT Subject Test de Matemática 2 e mais da área de ciências. Já a Universidade de Oregon não pede o SAT para alunos internacionais. Por isso, pesquise e entenda bem como funciona a admissão em todas as universidades que você deseja estudar, e se prepare com antecedência para o que elas pedirem.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Artigos relacionados