InícioIntercâmbioInstituto oferece curso gratuito de mandarim e intercâmbio na China

Instituto oferece curso gratuito de mandarim e intercâmbio na China

Priscila Bellini - 23/07/2018
Comentários:

O Instituto Confúcio da Unesp (Universidade Estadual Paulista) oferece aulas do idioma no Brasil há dez anos. Integrante de uma rede de 120 centros similares no mundo, a instituição oferece curso gratuito de mandarim a alunos de escolas públicas. Os estudantes em geral também podem se candidatar a oportunidades de intercâmbio na China.

Para quem não frequenta uma escola pública, entretanto, o instituto cobra taxa para manutenção das atividades. Todos os meses, é necessário pagar 140 reais, que corresponde às 50 horas de aula do semestre. Os matriculados nos cursos podem, ainda, indicar colegas interessados e garantir descontos progressivos.

Como funciona o curso gratuito de mandarim

Os interessados em fazer o curso gratuito de mandarim precisam se inscrever no Instituto Confúcio. Há, no site oficial, uma lista dos módulos oferecidos. Por exemplo, é possível optar pelo Básico, pelo Intermediário ou mesmo Conversação Avançada. Na mesma listagem, é possível consultar a grade horária.

Além das aulas em si, os estudantes têm acesso a plantão de dúvidas e ao laboratório de línguas. A supervisão pedagógica fica a cargo da Universidade de Hubei, na China, que é parceira no projeto.

Há, ainda, feiras de recrutamento organizadas pelo Confúcio, que mobilizam diversas empresas chinesas.

Intercâmbio na China

Os interessados em ganhar fluência no idioma podem fazer, também, um intercâmbio na China. Em geral, é necessário já ter passado pelo nível básico para se candidatar aos programas. Os estudantes podem optar por cursos de verão ou inverno, com duração de um mês. Outra opção é passar períodos mais longos – de seis meses a dois anos – no país, na Universidade de Hubei.

Há apoio financeiro para viabilizar a ida dos alunos. Isso porque a sede do Instituto Confúcio na China cobre gastos com anuidade, moradia e oferece também ajuda de custo aos jovens selecionados. Para saber mais sobre as oportunidades, basta acessar o site da instituição.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados