InícioBolsas de Estudo10 concursos internacionais para brasileiros que estão com inscrições abertas

10 concursos internacionais para brasileiros que estão com inscrições abertas

Priscila Bellini - 18/09/2018
Comentários:

Diversas organizações promovem concursos internacionais que aceitam a candidatura, inclusive, de brasileiros. São oportunidades de se desafiar, se desenvolver e até ganhar prêmios que podem enriquecer seu currículo.

Confira a seleção do Na Prática de cinco concursos internacionais que estão em vigência – e participe!

Concursos internacionais abertos:

1. Chamada aberta: “respostas culturais e artísticas para a mudança ambiental”

Inscrições abertas para enviar propostas para iniciativa realizada em parceria entre o Prince Claus Fund e Instituto Goethe com tema “respostas culturais e artísticas para a mudança ambiental”.

O concurso busca ideias que promovam sustentabilidade e fomentem atividades culturais. É aberto para artistas e “praticantes culturais”, inscritos individualmente, em grupos ou organizações.

Para participar, é preciso preencher os formulários oficiais, disponíveis para download aqui, e enviá-los para [email protected] até 25 de setembro.

2. GCSP Prize for Innovation in Global Security 2018

O Centro de Genebra para Política de Segurança (Geneva Center for Security Policy – GCSP) recebe aplicações para seu prêmio de inovação. Seu objetivo é recompensar iniciativas inovadoras no ramo da segurança global, em diversos formatos, como invenções, pesquisas e organizações.

Nesta edição, o ganhador leva prêmio de 10 mil francos suíços (CHF) – em reais cerca de 38 mil -, além de ter todas as despesas pagas para a cerimônia de premiação em Geneva.

Projetos de todos os países são aceitos, porém suas ideias ou alcance devem ir além das fronteiras nacionais. Quem quiser participar pode se inscrever por aquiaté o dia 27 de setembro.

3. Visualize 2030 Challenge 2018

Em colaboração com o Banco Mundial, a ONU e a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável, o Google Cloud lança o desafio Visualize 2030. O concurso prevê que os participantes contem uma história baseada em dados que tenha como foco a relação entre (pelo menos) dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) se influenciam e que ações ajudariam a atingir as metas até 2030.

A competição é aberta para pessoas que tenham, no mínimo, 18 anos de idade, e estejam matriculadas em uma graduação. Dentre as aplicações enviadas, os autores das cinco melhores vão receber 10 mil dólares em dinheiro, uma publicação pelo Google Cloud e vão ser anunciados no Fórum Mundial de Dados da ONU.

No total, são 17 ODSs que buscam transformações em três áreas mundialmente críticas: acabar com a pobreza, ajudar a sociedade e preservar o meio-ambiente. Todos eles podem ser conferidos aqui, assim como outras informações do Visualize 2030. As inscrições podem ser enviadas até o dia 30 de setembro, também pelo site da competição.

4. Carmignac Foundation Photojournalism Award 2018

A 10ª edição do prêmio de Fotojornalismo da Fundação Carmignac tem como tema a Amazônia, para encorajar reflexão acerca do desmatamento. Quem ganhar o concurso recebe 50 mil euros para produzir uma reportagem em campo, com o suporte da Fundação.

Aberto para fotojornalistas do mundo inteiro, o prêmio tem como requisito principal que o trabalho aplicado seja de autoria própria e não infrinja leis.

Quem quiser participar, além da foto para concorrer, precisa enviar uma descrição do projeto de até 1500 caracteres, biografia, currículo e portfólio. Confira mais informações sobre o prêmio da Fundação Carmignac e inscreva-se, aquiaté o dia 7 de outubro.

5. Microsoft AI Idea Challenge Contest

Microsoft AI Idea Challenge é um concurso voltado para desenvolvedores, estudantes, profissionais e cientistas de dados, que proponham soluções inovadoras com inteligência artificial (IA).

As melhores três ideias serão premiadas, além de terem a chance de serem apresentadas no AI Lab da Microsoft. O primeiro lugar ganha um notebook, o segundo um kit de drone e o terceiro um videogame. Envie seu projeto até 12 de outubro pelo site do concurso.

6. Global Student Entrepreneur Awards 2019

Inscrições abertas para o Global Student Entrepreneur Awards 2019. Promovido pela instituição global, sem fins lucrativos, Entrepreneur Organization, é uma das principais competições para universitários que possuem e operam empreendimentos.

Além de ser preciso ser dono do negócio – por, no mínimo, seis meses – para participar, também é um requisito que a empresa tenha gerado receita de 500 dólares ou recebido um investimento/suporte de 1000 dólares. O limite de idade para participação é de 30 anos.

Quem for selecionado a partir da aplicação, participa de um evento local para se apresentar e, os finalistas competem na final, em abril de 2019. Os participantes têm acesso a mentoria, oportunidade de networking com empreendedores, exposição na mídia e prêmios que somam 50 mil dólares, além de produtos e serviços para ajudar na infraestrutura da companhia.

As aplicações para a fase local estão abertas. Em Porto Alegre, a data limite é 12 de outubro, no Rio de Janeiro, 15 de outubro e em São Paulo, até 19 de outubro. Para Belo Horizonte e Recife, ainda serão marcadas. Acompanhe a divulgação por aqui. e se aplique por aqui.

7. D-Prize Global Competition

Aplicações abertas para a segunda edição da D-Prize Global Competition, para aspirantes a empreendedores. O concurso financia ideias que aumentem acesso a intervenções anti-pobreza.

Para quem participa, é preciso propor soluções em um dos cinco campos, chamados de desafios: educação de meninas, agricultura, energia, saúde global, educação, governança e infraestrutura e alfândega.

Até 25 das melhores propostas serão premiadas com até 20 mil dólares para lançar a ideia em lugares de extrema pobreza. Participantes de qualquer país, idade ou background são elegíveis. Organizações também podem ser consideradas, se forem alinhadas com o objetivo do prêmio e precisarem de capital de alto risco.

O primeiro prazo para envio das inscrições é 14 de outubro, para quem quer uma resposta cedo, mas o prazo regular é 4 de novembro. Saiba mais e se inscreva por aqui.

8. Global Change Award 

A Fundação H&M promove o Global Change Award, uma iniciativa que busca projetos de melhoria e sustentabilidade para o mundo da moda. O prêmio, que é anual, é conhecido como o Nobel da moda e, até este ano, já contemplou 8 mil inovações de 151 países.

Nesta edição, são três categorias para se aplicar: digitalização (aplicação de tecnologias), clima positivo (ideias que não sejam apenas neutras, mas sim benéficas para o meio ambiente) e desperdício (recuperar valor perdido em materiais).

Negócios sociais, organizações, instituições e pessoas podem participar do prêmio da Fundação H&M. No entanto, é preciso apresentar uma ideia em estágios iniciais com foco na indústria da moda. O concurso é aberto para indivíduos e grupos de até cinco pessoas – com mais de 18 anos.

Cinco vencedores dividem um prêmio de um milhão de euros, além de uma viagem para comparecer a uma cerimônia em Estocolmo, e acesso a um programa de aceleração para inovações. Inscreva-se até 17 de outubro, pelo site oficial.

9. Sony World Photography Awards 2019

São quatro categorias no prêmio mundial de fotografia da Sony: Professional (conjunto de trabalhos), Open (melhores imagens únicas), Youth (melhores imagens únicas de fotógrafos com 12 a 19 anos) e Student (para estudantes de fotografia do mundo inteiro).

No grupo Professional, os vencedores levam 25 mil dólares, equipamento e têm seus trabalhos expostos em Londres. Dentro da classe Open Youth, os participantes também concorrem à chance de ser incluído na exposição, sendo que os vencedores da Open ainda levam 5 mil dólares.

Dentre a categoria Students, 10 finalistas ganharão equipamento e viagem para o Londres. O vencedor levará 30 mil euros em equipamento profissional para sua instituição de ensino.

A inscrição é feita online, com formulários separados por categoria. Aplique para o grupo Professionalaqui (até 11 de janeiro de 2019); Openaqui (até 4 de janeiro de 2019); Youthaqui (até 4 de janeiro de 2019); e Studentaqui (até 30 de novembro de 2018).

10. Merck “More Than a Mother” Media Recognition Awards 2018

Jornalistas de meios online, impresso, rádio e plataformas multimídia podem participar do Media Recognition Awards, promovido pela organização filantrópica alemã The Merck Foundation. O tema é a prevenção da infertilidade na África e o objetivo da iniciativa é quebrar o estigma sobre o assunto.

Essa é a segunda edição do prêmio, que busca reconhecer jornalismo de saúde excepcional, além de jornalistas que se dediquem a um trabalho informativo e preciso sobre a infertilidade no continente africano.

Os que enviarem materiais multimídia concorrem a 3 mil dólares, enquanto os que enviarem material impresso, online e rádio, têm chance de ganhar mil dólares, cada. Aplique mandando seu trabalho até o dia 31 de março de 2019 para o e-mail [email protected], junto com seu nome, sexo, idade, categoria, veículo, cidade e contatos.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados