InícioBolsas de EstudoConcorra a bolsas de estudo para cursos de alemão na Alemanha

Concorra a bolsas de estudo para cursos de alemão na Alemanha

Lecticia Maggi - 26/06/2015
Comentários:

O DAAD, Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, está com inscrições abertas para o programa Winterkurs, em que os estudantes realizam de quatro a seis semanas de aulas de língua e cultura alemã na Alemanha. O prazo de candidatura termina no dia 17 de julho.

O Winketurs destina-se, preferencialmente (mas não exclusivamente), a estudantes que pretendam realizar uma pós-graduação na Alemanha. As aulas vão do início de janeiro de 2016 até a metade de fevereiro.

Além do aperfeiçoamento da língua, o objetivo do curso é oferecer aos alunos conhecimentos da cultura e da sociedade alemã. De manhã, os estudantes têm aulas de alemão e à tarde seminários, palestras e passseios culturais opcionais, como visitas a teatros e museus.

Bolsas de estudo – Os selecionados receberão 2.850 euros para arcar com os custos de passagem aérea, alojamento, alimentação e taxas do curso. Apesar de a bolsa ser suficiente para a maioria das despesas, recomenda-se que o bolsista leve de 500 e 800 euros adicionais para seus gastos pessoais e com passeios.

Quem pode concorrer? Qualquer estudante que esteja vinculado a uma universidade brasileira e apresente bom rendimento acadêmico (notas acima de 8) pode se inscrever. São aceitos alunos desde a graduação até o doutorado. Além disso, é preciso realizar o teste OnDaF, que verifica o nível de domínio do alemão. A nota mínima exigida é B1, que corresponde ao intermediário. Não há limite de idade.

Processo seletivo – Para participar, é preciso enviar o formulário de inscrição em duas vias, currículo, carta de motivação em alemão ou inglês (máximo de 600 palavras), carta de recomendação de um professor de sua faculdade, comprovante de matrícula no ano de 2015, histórico escolar com média das notas e certificado do teste OnDaf. Saiba mais aqui

Leia também:
Bolsas de estudo para um ano de pesquisa na Alemanha
Passo a passo para encontrar cursos de graça na Alemanha
Especial: bolsas de estudos no exterior

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados