InícioIntercâmbioCativante e cosmopolita, conheça o que Berlim oferece de melhor

Cativante e cosmopolita, conheça o que Berlim oferece de melhor

Lecticia Maggi - 12/10/2015
Comentários:

Por Andrea Tissenbaum, do Blog da Tissen

Berlim é uma cidade que tem muita história para contar. Marcada no século XX por duas guerras e um muro que a dividiu por 28 anos, a capital da Alemanha se reinventou, se atualizou e se tornou um centro cosmopolita, cult e muito procurado por estudantes do mundo todo.

Com pouco mais de 3,5 milhões de habitantes, Berlim é uma cidade cativante, bonita, e, sobretudo, muito interessante. Suas ruas e monumentos são memória viva da história da Europa. É uma cidade que emociona pelo que representou, pela forma como se transformou e preservou seu turbulento passado e pelo que é hoje.

A vida cultural é muito rica e intensa. Uma das melhores filarmônicas do mundo é a de Berlim. Além disso, a cidade vibra com seus 175 museus, teatros, salas de concertos, casas de óperas e inúmeros bares e danceterias para todos os gostos.

Aberta e receptiva ao novo, Berlim é internacional e muito diversificada, e o convívio entre diferentes estilos de vida acontece harmoniosamente. Mais de 470 mil pessoas de aproximadamente 190 países vivem em seus 12 distritos. E a população de alunos internacionais nas universidades chega a 17%.

Além disso, a cidade é verde. Berlim concentra mais de 2.500 parques e jardins públicos, dentre os quais o Tiergarten, um dos maiores parques urbanos do mundo. A bicicleta é um meio de transporte muito utilizado no dia-a-dia e há muitos bicicletários públicos espalhados pela cidade. A capital tem 650 quilômetros de ciclovias bem sinalizadas e motoristas e pedestres respeitam os ciclistas.

Para quem quer estudar, a escolha não é fácil. Dentre várias instituições de ensino, quatro importantes universidades estão localizadas em Berlim: Freie Universität BerlinHumboldt-Universität zu BerlinTechnische Universität Berlin e a University of the Arts in Berlin. A maioria dos cursos de graduação são ministrados em alemão, mas algumas escolas já oferecem aulas em inglês. Na pós-graduação, a maior parte dos cursos são oferecidos em inglês. Saiba mais sobre as exigências de proficiência em idiomas aqui.

O DAAD, maior organização alemã no campo de intercâmbio acadêmico, oferece um programa muito interessante em Berlim para quem é da área artística, o Berliner Künstler Programm. Considerado por muitos profissionais como a melhor residência artística do mundo, o programa oferece cerca de 20 bolsas anuais nas áreas de artes visuais, literatura, música e cinema, buscando promover a diversidade e englobar perspectivas de outras nações. Desde 1962, 25 brasileiros já integraram o Berliner Künstler Programm, entre eles: Hermeto Pascoal, João Ubaldo Ribeiro, Ignácio de Loyola Brandão e Rubem Fonseca. Em cinema, cinco já foram selecionados: Felipe Bragança, Sandra Kogut, Marcelo Gomes, Karim Aïnouz e Suzana Amaral.

Para quem quer estudar alemão, há inúmeras escolas especializadas. Além disso, mais de 100 cursos de férias são oferecidos, em alemão e inglês, pelas universidades de Berlim em praticamente todas as áreas do conhecimento.

Bolsas de estudo específicas para Berlim:
Berliner Künstler Programm
Master of Public Policy (MPP) Hertie School of Governance in Berlin
Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs (Winterkurs)

Bolsas de estudo para pós-graduação em Berlim:
Programa de bolsas de estudos (pós-graduação) nas áreas de Arquitetura, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Cinema, Dança, Design e Música – Inscrições abertas até 31 de outubro de 2015.
Bolsas de doutorado pleno, sanduíche ou duplo doutorado

Sites úteis para quem procura informações sobre Berlim: 
Study in Germany – DAAD
Study in Berlin
Visit Berlin
Site oficial de Berlim para suporte a estudantes
ExBerliner-Magazin (oferece uma visão atual e dinâmica da capital)
Berlin in Brief – FU-Berlin (dicas e informações para quem está se mudando para lá)
Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD)
Facebook DAAD-Brasil 

Este texto foi originalmente publicado no Blog da Tissen

Leia também:
Guia online e gratuito sobre cursos de idiomas no exterior
Guia gratuito com 10 destinos fora do comum para fazer intercâmbio

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados