InícioBolsas de EstudoAdvogada conta como construir carreira internacional em Direito com LL.M. nos EUA

Advogada conta como construir carreira internacional em Direito com LL.M. nos EUA

Mariane Roccelo - 21/02/2022
Comentários:

Com a crescente internacionalização de vários setores empresariais, realizar uma pós-graduação fora do Brasil tem sido algo cada vez mais procurado por alguns perfis de profissionais. Esse é o caso de muitos estudantes brasileiros que fazem o chamado LL.M (Master in Law) internacional — um curso de especialização em Direito com foco no mercado de trabalho. 

A possibilidade de expandir a carreira internacionalmente foi um dos principais motivos que levaram a advogada Amanda Guimarães a realizar o LL.M. na USC Gould School of Law, da Universidade do Sul da Califórnia. “Como o mercado está cada vez mais competitivo, o LL.M. no exterior não só abre portas para mais oportunidades no Brasil, como também – no caso do LL.M. nos Estados Unidos – permite que o candidato possa praticar o Direito no Estado americano em que for aprovado”.

Leia também: o que você precisa saber para estudar Direito no exterior

Após completar 6 anos de atuação como advogada tributarista em um escritório de advocacia e empresa multinacional brasileira, ela optou por fazer o LL.M internacional depois de concluir dois programas de pós-graduação no Brasil, uma especialização e um MBA. 

Como o LL.M internacional ajuda na carreira

Segundo Amanda, esse modelo de pós-graduação em Direito “nos expõe a empregadores internacionais e nos qualifica para possíveis vagas”, ao mesmo tempo que permite que os alunos criem “conexões com pessoas de diversos países”. “O LL.M. é marcado por estudantes de todo o mundo e assim temos a oportunidade de desenvolver networking”. 

A USC oferece muitos tipos de LL.M., incluindo opções de um e dois anos. No programa estendido, com duração de dois anos, o aluno aprende sobre o sistema judiciário norte-americano, com aulas de leitura, compreensão, resumo de casos e aulas de inglês jurídico. 

Leia também: as melhores bolsas com inscrições abertas

No segundo ano, as aulas são voltadas para a área escolhida dos cursos de direito, incluindo a especialização. Nesse caso, o estudante seleciona um LL.M especializado, ou adicionando um certificado ao seu LL.M geral – programa sem custo adicional. O programa de LL.M. de um ano conta apenas com as aulas do segundo ano do programa estendido, focadas nas áreas de Direito e especialização escolhidas pelo aluno. 

Para alunos do L.L.M., a USC oferece dicas para adquirir o U.S. Bar (uma espécie de OAB dos EUA), para auxiliar o estudante a se preparar para o exame e obter o certificado. Os programas oferecidos pela universidade são nas áreas de:

  • Resolução alternativa de disputa;
  • Direito Empresarial;
  • Lei de Mídia e Entretenimento;
  • Direito de Tecnologia e Empreendedorismo;
  • Direito Transnacional e Negócios.

Já os diplomas de L.L.M. oferecidos pela USC são:

Em relação à grade curricular, “os alunos são responsáveis por eleger a maioria das disciplinas que querem cursar, com exceção apenas daquelas obrigatórias para cada programa”, explica Amanda. Além das aulas, os cursos oferecem programas de mentoria e eventos realizados com empregadores “para networking e até mesmo para contratação”.

Estudar na University of Southern California

A estudante, que é fluente em inglês há mais de 10 anos, explica que estudar nos Estados Unidos permite uma “imersão no inglês e o aprendizado do idioma como jamais seria possível estudando apenas no Brasil”. 

Além disso, como as turmas são formadas com menos alunos por sala, a estrutura das aulas abre espaço para que o aluno se aproxime dos professores para tirar dúvidas e debater, assim como dos colegas de classe. “Com os outros estudantes do LL.M. criamos uma grande rede de apoio e amizade que com certeza se estenderá para além do curso”.

Na hora de escolher para qual universidade fora do Brasil aplicaria, ela levou em consideração a colocação da USC em rankings internacionais, a possibilidade de obter bolsas de estudo, o clima da cidade em que moraria e a quantidade de estudantes por sala. Salas com menos alunos possibilitam “maior interação e conexão com os professores”, explica. 

Sobre morar em Los Angeles, ela conta que está sendo uma ótima experiência, “a cidade possui um clima excelente, todos os dias contam com um infinito céu azul e nem mesmo no inverno faz muito frio aqui”. Amanda conta que a parte que mais gosta do intercâmbio é o campus da USC, que oferece todos os recursos necessários para o dia a dia: “lojas, restaurantes, cafés e, claro, bibliotecas e muitos lugares para estudar”.

Como se inscrever no LL.M e conseguir bolsas de
estudo

Amanda explica que o processo seletivo para ingressar na USC Gould School of Law conta com uma avaliação holística de toda a trajetória acadêmica e profissional do candidato. “Entre as etapas do processo, estão a prova de proficiência em inglês (TOEFL), a submissão de cartas de recomendação por professores e empregadores, o envio do histórico escolar completo e dos diplomas obtidos nos cursos de ensino superior realizados, e a elaboração de uma carta de motivação pessoal”. 

Todos os alunos admitidos são automaticamente considerados para bolsas de estudo sem necessidade de inscrição separada. Para o ano letivo que começa em agosto de 2022, todos os candidatos do Brasil admitidos no programas de LL.M. serão premiados com uma bolsa de 50%.

A University of Southern California é uma instituição privada localizada em Los Angeles, Califórnia. Neste link (disponível aqui) é possível acessar uma vídeo tour de 360° da USC Gould School of Law. Neste outro link (disponível aqui), a universidade oferece uma tour interativa no campus da USC. 

A USC também tem um escritório em São Paulo, liderado por Marcus Costa. O Diretor também é responsável pelo USC Brazil Podcast (disponível aqui), apresentado em português. Em um episódio recente com a USC Gould LL.M. alumna, Fernanda Bortolini, foram apresentadas informações sobre como brasileiros podem se candidatar a um LL.M. nos E.U.A.

Para aqueles que desejam se inscrever para o próximo semestre de 2022, com início em agosto, a instituição está dispensando automaticamente a taxa de inscrição e a taxa de boletim escolar do LSAC para os alunos que se inscreverem neste link (disponível aqui) até 1º de março de 2022

Reuniões com conselheiros de admissão da USC Gould podem ser agendadas através do link (disponível aqui) e as perguntas podem ser feitas pelo e-mail: [email protected].

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados