InícioBolsas de EstudoCAPES e DAAD oferecem bolsas para doutorado na Alemanha

CAPES e DAAD oferecem bolsas para doutorado na Alemanha

Gustavo Sumares - 13/11/2019
Comentários:

A CAPES e o DAAD (serviço alemão de intercâmbio acadêmico) estão recebendo inscrições para bolsas de doutorado na Alemanha. Estão disponíveis bolsas tanto para doutorado pleno quanto para estadias mais curtas, como doutorado sanduíche ou doutorado com cotutela. As inscrições vão até 20 de dezembro.

São até 20 bolsas para doutorado pleno (com duração de até quatro anos), 22 bolsas para doutorado sanduíche curto (entre quatro e 12 meses), 15 bolsas para doutorado sanduíche longo (de 12 a 24 meses) e oito bolsas para o doutorado com cotutela (entre quatro e 18 meses). Os bolsistas receberão um valor mensal de 1.200 euros para arcar com os custos de vida na Alemanha. A bolsa também cobre o seguro saúde para os estudantes e oferece um auxílio de 1.575 euros para despesas com passagem aérea. Esse último valor será depositado na Alemanha junto com a primeira mensalidade da bolsa. O edital também cita um auxílio-instalação e um auxílio-dependente (este último apenas para doutorado pleno), cujos valores não são especificados.

Como se candidatar às bolsas de doutorado na Alemanha

As bolsas para doutorado pleno na Alemanha são para candidatos que já tenham concluído (ou tenham previsão de concluir até setembro de 2020) a graduação ou o mestrado. Já as bolsas para doutorado sanduíche e doutorado com cotutela são para alunos matriculados em um doutorado reconhecido pela CAPES no Brasil, e que estejam há menos de 3 anos realizando o doutorado. Também é necessário ter o aval do orientador e da instituição de ensino superior que receberão o bolsista na Alemanha.

Entre os documentos necessários para se candidatar às bolsas, estão os seguintes:

  • Documento de identificação com foto;
  • Projeto de pesquisa em português ou inglês (de acordo com informações do item 1.10.1 – II do edital);
  • Comprovante de residência;
  • Identificador ORCiD;
  • Currículo Lattes atualizado;
  • Currículo do orientador alemão em inglês;
  • Carta de aceite da instituição alemã em inglês (com os dados do item 1.10.1 – VII do edital);
  • Histórico acadêmico do candidato;
  • Comprovante de proficiência em inglês ou alemão;
  • Duas cartas de recomendação
  • Dependendo da modalidade de bolsa a que o candidato pretende concorrer, podem ser necessários outros documentos. Em caso de dúvidas, é importante consultar o edital das bolsas para verificar mais informações.

    As inscrições às bolsas de doutorado na Alemanha podem ser feitas até as 17h do dia 20 de dezembro. A avaliação das candidaturas será feita em conjunto pela CAPES e pelo DAAD, e os candidatos podem ser chamados para realizar entrevista. Os resultados das bolsas serão divulgados até maio de 2020, e o início das atividades será a partir de setembro de 2020. Para mais informações, é possível verificar as páginas da CAPES e do DAAD referentes ao programa.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados