//username of moderater
Fundação Estudar
InícioComo se PrepararBrasileiro que ganhou bolsa integral nos EUA fundou organização para ajudar estudantes

Brasileiro que ganhou bolsa integral nos EUA fundou organização para ajudar estudantes

Ana Moraes - 19/03/2023
Comentários:

Victor Balbino, de 23 anos, é natural de São João Del Rei, em Minas Gerais, mas foi em Lavras, no mesmo estado, que viveu boa parte da vida. Ele, que sempre estudou em colégios públicos, nunca tinha pensado na possibilidade de fazer uma faculdade fora do Brasil. Foi só no 2º ano do ensino médio que ele começou a perceber que esse sonho poderia se tornar realidade. 

O estudante participou de alguns programas de mentoria, entre eles o programa Oportunidades Acadêmicas, oferecido pelo Departamento de Estado dos EUA. Com a ajuda recebida, ele se inscreveu em algumas universidades: “Cheguei a ficar na lista de espera de uma faculdade, mas percebi que não tinha conseguido compartilhar minha história do jeito que eu gostaria. Por isso, decidi tirar mais um ano para desenvolver essa parte da minha vida”, conta.

A espera valeu a pena: na segunda tentativa, Victor foi aprovado no Dartmouth College, uma das universidades que fazem parte da Ivy League e uma das melhores do mundo. Lá, ele estuda Economia e faz minors em Sustentabilidade e Música. O sonho de estudar nos Estados Unidos só foi possível porque ele conseguiu uma bolsa integral. “Eu sou um estudante de baixa renda, se não tivesse conseguido uma bolsa de 100% não estaria aqui, meus pais não conseguiriam arcar com as despesas”, diz.

Leia também: Conheça as 8 universidades que formam a Ivy League

Durante sua experiência, Victor percebeu que as informações sobre os processos de application podem ser inacessíveis para muitas pessoas. Para tentar mudar esse cenário, ele e um amigo, Artur Barbosa, criaram em 2019 o SuperMentor, uma iniciativa que visa ajudar candidatos de universidades no exterior. 

Atualmente, a organização tem três vertentes: o guia do application, com informações sobre os processos de candidatura, a SuperMentoria, um programa mais individualizado de cinco semanas, e um projeto de correções de redações dos candidatos. As iniciativas são gratuitas e Victor e os outros membros trabalham de forma voluntária.

Leia também: Três ferramentas de organização para ajudar na sua application

“Temos um feedback muito positivo das pessoas, elas dizem que se sentem mais preparadas com o nosso guia. Também temos pessoas de mentoria que já estão estudando aqui nos Estados Unidos”, relata. Para Victor, o SuperMentor também é uma forma de retribuir a ajuda que recebeu quando a ideia de estudar nos Estados Unidos não passava de um sonho. “Sabemos como é um processo que pode ser difícil. Como já passamos por isso, queremos que outras pessoas possam contar com a gente”, finaliza.

Quer uma bolsa para estudar fora? Inscreva-se no Programa Líderes Estudar 2023

A 32ª edição do Líderes Estudar, maior programa de bolsas de estudo do Brasil, está com inscrições abertas. Organizado pela Fundação Estudar, o objetivo da iniciativa é apoiar, reunir e desenvolver jovens de todo o país que desejam gerar transformações positivas no Brasil nos mais diversos setores. Inscreva-se até o dia 10 de abril de 2023!

Além das bolsas de estudo, que podem chegar a 95% dos custos da formação em universidades brasileiras e internacionais, os benefícios do programa incluem mentoria, networking e acesso a uma rede de líderes.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Ana Moraes
Jornalista e editora do Portal Estudar Fora. Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados