InícioBolsas de EstudoUniversidade de Pavia oferece bolsa para professores e pesquisadores

Universidade de Pavia oferece bolsa para professores e pesquisadores

Gustavo Sumares - 16/04/2019
Comentários:

A Universidade de Pavia, na Itália, está oferecendo bolsas para professores e pesquisadores que desejem passar de um a três meses trabalhando lá. As oportunidades, do programa CICOPS Scholarships, são voltadas tanto para profissionais que estejam atualmente fazendo doutorado (contanto que não seja em uma universidade italiana) quanto para os que não estão atualmente na academia mas já têm ao menos dois anos de experiência. As inscrições vão até 31 de maio.

Os bolsistas selecionados ficarão alocados por um período de 4 a 12 semanas na Universidade de Pavia, no departamento de sua escolha (de acordo com sua especialização). A Universidade arcará com os custos referentes ao seu deslocamento, alimentação, moradia e plano de saúde. Fora isso, terão direito a um valor de €150 euros por semana para demais despesas.

Tanto a alimentação quanto a moradia serão em instalações da própria universidade. Os bolsistas também terão acesso a todos os demais recursos que a instituição oferece. Como contrapartida, no entanto, deverão escrever um relatório ao final do período, relatando o que desenvolveram durante as semanas em que estiveram lá. “O/a pesquisador/a também pode ser chamado a dar uma ou mais palestras em seu campo de pesquisa”, diz ainda o edital do programa.

Candidatura

Para concorrer às bolsas para professores e pesquisadores, o candidato precisará de apenas dois documentos: um CV no modelo europeu, e um convite de um professor da Universidade de Pavia (do departamento no qual o pesquisador ou professor pretende atuar).

Candidatos já em contato com a universidade devem pedir aos professores com que já trabalham. Se esse não for seu caso, é possível ver aqui uma lista de links dos departamentos da universidade, cada um dos quais permite ver o contato dos professores que trabalham lá. Com isso, você pode enviar um e-mail aos professores explicando sua proposta de pesquisa/ensino e solicitando um convite.

Com esses dois documentos, o candidato consegue se inscrever por meio deste formulário. É necessário preencher informações pessoais, profissionais, e apresentar um plano de pesquisa para o tempo que pretende passar na Itália. Também é possível fazer upload de artigos de sua autoria, para fortalecer a candidatura. As inscrições vão até 31 de maio!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados