InícioBolsas de EstudoBolsas para músicos em programa de um mês de duração nos EUA

Bolsas para músicos em programa de um mês de duração nos EUA

Gustavo Sumares - 25/11/2019
Comentários:

Estão abertas as inscrições para o OneBeat 2020, um programa organizado pela Secretaria de Educação e Cultura do Departamento de Estado dos EUA. O programa oferece bolsas para músicos de 44 países diferentes — incluindo o Brasil — para que eles participem de um programa de um mês de duração nos Estados Unidos. As inscrições vão até 20 de dezembro.

O OneBeat é composto por duas partes: na primeira, com duas semanas de duração, os bolsistas participam de uma residência aberta durante a qual produzem e gravam novas músicas e pensam em projetos de impacto comunitário envolvendo música. Na segunda, eles realizam uma turnê pelos EUA com cerca de duas semanas de duração, tocando suas músicas, colaborando com músicos e realizando workshops com jovens de cada região.

No total, o programa tem entre 30 e 33 dias de duração. As bolsas cobrem integralmente os custos de participação no programa. Isso inclui também passagens aéreas, acomodação e um valor diário para que eles arquem com despesas de alimentação e outros gastos.

Como se candidatar às bolsas para músicos

São elegíveis pessoas que tenham de 19 a 35 anos durante a data do programa (que ainda não foi fechada, mas que será entre setembro e outubro de 2020). É necessário também que os candidatos tenham um conhecimento de inglês suficiente para entender e conversar com outros participantes do programa.

A candidatura é aberta para músicos de qualquer instrumento e estilo, mesmo não profissionais. “Incentivamos que alunos avançados e músicos semi-profissionais de alto nível se candidatem”, diz a seção de perguntas frequentes do programa. Bandas e conjuntos, no entanto, não são elegíveis, já que a candidatura é individual.Além da habilidade musical, os candidatos também serão avaliados pelo seu engajamento social — músicos que tenham usado seus conhecimentos para mobilizar suas comunidades têm mais chances de serem escolhidos.

No total, serão oferecidas cerca de 25 bolsas para a próxima edição. A candidatura a elas deve ser feita por meio deste link, e o processo deve ser feito em inglês. Como parte dela, será necessário enviar duas a quatro amostras do seu trabalho, e um breve vídeo de apresentação. Também será necessário responder a perguntas como “o que te motivou a estudar música” e “como você usou música para abordar problemas sociais?”. Documentos como CV e carta de recomendação não são necessários, mas são muito recomendados. As inscrições devem ser feitas até 20 de dezembro.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados