InícioBolsas de EstudoBolsas integrais de graduação, pós e idioma na Itália

Bolsas integrais de graduação, pós e idioma na Itália

Mariane Roccelo - 23/05/2023
Comentários:

O Governo da Itália está oferecendo bolsas de estudo para alunos estrangeiros que não residem na Itália. Os subsídios são para quem deseja fazer um programa de mestrado, PhD ou pesquisa acadêmica, um curso superior em artes, música e dança ou aprender o idioma e cultura italiana.

As oportunidades são para estudar em uma das instituições públicas de ensino superior da Itália. As bolsas duram de 3 a 9 meses com possibilidade de prorrogação, dependendo do programa escolhido, incluem seguro saúde e um subsídio mensal de 900 Euros. Os bolsistas podem obter isenção de 100% das taxas e mensalidades das universidades, com exceção dos cursos de língua e cultura italiana, que recebem bolsas parciais.

Inscrições abertas para curso online e gratuito para fazer pós-graduação no exterior

Critérios de seleção

Estudantes de pós-graduação devem comprovar a formação acadêmica. Podem se candidatar para os programas de mestrado e cursos superior em artes, música e dança, estudantes de até 28 anos. Para o PhD, a idade máxima é de 30 anos, quanto para pesquisa é de 40 anos.

Para se inscrever nos cursos de idioma e cultura italiana, é necessário apresentar comprovante de proficiência nível A2. Nos programas oferecidos em italiano, é necessário apresentar certificado de proficiência em nível B2. A proficiência em italiano não é exigida para os programas de pós e pesquisa oferecidos em inglês. Nesses casos, é necessário comprovar nível B2 de fluência em língua inglesa.

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

Como funciona cada uma das bolsas:

  • Programas de mestrado: duração de 6 a 9 meses. Os candidatos podem se candidatar para um programa de mestrado integral ou para o segundo ano do programa. Para acessar os critérios específicos de cada programa, acesse o link (disponível aqui).
  • Cursos superiores em Artes, Música e Dança (AFAM): duração de 6 a 9 meses. Os processos de admissão para os cursos podem variar de acordo com o instituto que o estudante deseja ingressar. Para acessar os critérios específicos de cada programa, acesse o link (disponível aqui).
  • PhD: duração de 6 a 9 meses. Para se inscrever, é necessário comprovar ter qualificações necessárias para o programa escolhido e obter uma carta de admissão da universidade escolhida.
  • Pesquisa: duração de 6 a 9 meses. As bolsas são para projetos de pesquisa realizados em instituições de pesquisa italianas (Conselho Italiano de Pesquisa – CNR, Instituto Nacional de Saúde Italiano – ISS, Instituto Nacional Italiano de Física Nuclear – INFN, Instituto Nacional Italiano de Astrofísica – INAF, The Instituto Italiano de Proteção e Pesquisa Ambiental – ISPRA, e outros), Universidades, Museus e Arquivos públicos ou reconhecidos. Para se inscrever é necessário submeter um projeto de pesquisa com o nome e contatos do orientador, e uma carta de admissão da Universidade/Instituto desejado.
  • Cursos de língua e cultura italiana: duração de 3 meses. As bolsas são exclusivas para programas de universidades ou institutos culturais públicos italianos. Para se candidatar é necessário comprovar proficiência em italiano nível A2.

Mais informações sobre o programa de bolsas de estudo do Governo Italiano no link (disponível aqui). Interessados devem se inscrever até o dia 9 de junho.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados