//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoAdministração e NegóciosGoverno da Colômbia oferece bolsas integrais para especialização, mestrado e doutorado

Governo da Colômbia oferece bolsas integrais para especialização, mestrado e doutorado

Priscila Bellini - 17/05/2023
Comentários:

O governo da Colômbia anunciou a abertura de bolsas integrais para especialização, mestrado e doutorado para estudantes internacionais que desejem estudar no país. Criado por meio do Icetex (Instituto Colombiano de Crédito Educativo y Estudios Técnicos en el Exterior, em espanhol), o programa contempla alunos de todas as áreas do conhecimento que tenham até 50 anos de idade. Para se inscrever, é necessário submeter a candidatura até 12 de junho.

O apoio financeiro oferecido pelo governo da Colômbia contempla gastos com anuidade, assistência médica, materiais, visto e um auxílio para instalação no país. Os bolsistas também recebem um valor mensal, de três salários mínimos locais, ao longo do curso. Para saber detalhes sobre o processo e submeter a candidatura, basta acessar o site do Icetex.

Quem pode se candidatar

As bolsas são oferecidas a cidadãos de qualquer país (com exceção do Equador, já que há uma convocatória separada para ele), com menos de 50 anos de idade. É necessário já ter concluído a graduação, com uma média de pelo menos 8.0 (em 10 pontos). Também é preciso ter ao menos um ano de experiência de trabalho e comprovar proficiência em espanhol (nível mínimo B2) por meio do exame DELE.

Além disso, é necessário já ter sido aceito para o programa na instituição desejada. A lista completa de cursos oferecidos (bem como universidades que os oferecem) pode ser baixada clicando aqui. No total, são oferecidas bolsas integrais para especialização, mestrado e doutorado em mais de 450 cursos diferentes, e mais de 30 universidades diferentes.

Leia também: 9 dicas certeiras para aprender espanhol mais rápido

Como se candidatar às bolsas

As applications são submetidas por um sistema online estabelecido pelo governo da Colômbia, que pode ser acessado neste link.

São exigidos os seguintes documentos para a candidatura:

  • Cópia autenticada dos diplomas já obtidos;
  • Histórico acadêmico (em espanhol ou inglês);
  • Carta de admissão da universidade escolhida;
  • Currículo atualizado;
  • Carta de recomendação de um professor da graduação;
  • Cópia da primeira folha do passaporte, para fins de identificação;
  • Documento que comprove ao menos um ano de experiência profissional;
  • Certificado de saúde, assinado por um médico;
  • e um texto de no máximo duas páginas sobre como a experiência no país ajudará nos planos acadêmicos e de carreira do aluno.

Para mais informações, confira o edital. As inscrições às bolsas integrais para especialização, mestrado e doutorado podem ser feitas até o dia 12 de junho.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados