//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de Estudo10 bolsas Erasmus Mundus com inscrições abertas

10 bolsas Erasmus Mundus com inscrições abertas

Marcela Marcos - 14/11/2023
Comentários:

Erasmus Mundus é um programa de cooperação internacional estudantil. Criada em 2004 e financiado pela Comissão Europeia, a iniciativa permite a mobilidade de alunos do ensino superior de várias partes do mundo.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Os auxílios financeiros podem ser concedidos para graduação sanduíche, pós-graduação (mestrado completo, mestrado sanduíche, doutorado completo, doutorado sanduíche) e pós-doutorado. O programa também oferece bolsas para servidores que atuem no ramo da educação (funcionários administrativos), interessados em trocar conhecimento e experiências. 

O Estudar Fora selecionou algumas oportunidades de mestrado com inscrições abertas, filtradas a partir de uma ferramenta da própria União Europeia. Todas são de cooperação entre duas ou mais universidades do continente, muitas delas envolvendo tecnologia e sustentabilidade, que são áreas em ascensão.

Vale reforçar que o EMJM (Erasmus Mundus Joint Masters) costuma cobrir todos os custos, mas requer um processo seletivo que envolve ter proficiência comprovada em inglês e graduação completa na área do curso pretendido. A seguir, veja 10 bolsas Erasmus Mundus com inscrições abertas ou perto de abrir (filtradas por data de encerramento de candidaturas)!

Leia também: Tudo que você precisa saber para estudar em Portugal

Inscrições em bolsas Erasmus

Mestrado em Sistemas de Hidrogênio e Tecnologias Facilitadoras 

O hidrogênio (H2) pode desempenhar um papel substancial na redução das emissões nas próximas décadas e fazer parte do mosaico de soluções para a mitigação das alterações climáticas. Em particular, o H2 verde pode servir como elemento fundamental para descarbonizar setores mais complexos nesse sentido, como o de transportes. Este programa (coordenado pelo Politecnico di Torino) se dedica a desenvolver uma formação adequada para se dedicar às tecnologias H2, em colaboração com a indústria.

Deadline de inscrições: 14 de dezembro de 2023.

Acesse a página do programa para saber os detalhes!

Mestrado em Migrações e Relações Interculturais

O programa se dedica aos processos migratórios, multidirecionais e estratificados nas suas dinâmicas socioculturais, abordando temas como justiça social, a dignidade e os direitos humanos. A perspectiva é da migração na e para a Europa em contextos globais. O plano de estudos combina mobilidade em grupo e individual. O primeiro semestre é cursado em Oldenburg, na Alemanha e o segundo em Stavanger, Noruega.

Deadline de inscrições: 15 de dezembro de 2023.

Acesse a página do programa para saber os detalhes!

Copernicus Master in Digital Earth

O European Joint Master “Copernicus Master in Digital Earth” visa qualificar indivíduos para a liderança centrada na interação entre humanos e representações virtuais do nosso mundo. É parte integrante de tecnologias avançadas, incluindo observação da Terra (EO), geoinformação (GI), sistemas de navegação global, redes de sensores etc. Ocorre em parceria entre as universidades Paris-Lodron de Salzburgo, Palacky University Olomouc e South Brittany.

Deadline de inscrições: 20 de dezembro de 2023.

Programa Conjunto de Mestrado em Resiliência em Contextos Educacionais

O programa EMJM FLOURISH propõe atender à necessidade de fornecer uma educação significativa, relevante e equilibrada a crianças que crescem em situações adversas. O objetivo é preparar educadores e outros profissionais para lidar com contextos educacionais complexos do ponto de vista social. É coordenado pela Universidade de Malta, em conjunto a outras três instituições de e ensino superior, na Grécia, em Portugal e na Romênia.

Deadline de inscrições: 31 de dezembro de 2023.

Programa Conjunto Euro-Asiático de Mestrado em Tecnologia Médica e Negócios de Saúde

O programa Euro-Asiático Conjunto de Mestrado em Tecnologia Médica e Negócios de Saúde (EMMaH) é administrado pela Universidade de Lille (França), Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo (Alemanha), Instituto Politécnico do Porto (Portugal) e a Taipei Medical University (Taiwan). A iniciativa cobre diferentes áreas, desde tecnologias biomédicas e investigação clínica até negócios de saúde. O principal resultado do EMMaH é reduzir a falta de recursos humanos no setor da investigação e da tecnologia das ciências da saúde e da engenharia biomédica.

Deadline de inscrições: 15 de janeiro de 2024.

Leia também: Erasmus: inscrições abertas para pós-graduação com bolsas integrais

MAGMa – Gestão do Patrimônio Artístico e Cultural em Mercados Globais

O Mestrado Conjunto Erasmus Mundus (EMJM) de Gestão Artística e Cultural em Mercados Globais (MAGMa) foi pensado para examinar criticamente, e a partir de múltiplas perspectivas, os motores e mecanismos que regem a circulação e gestão da arte e do patrimônio cultural internacionalmente. São três períodos de mobilidade em diferentes países da União Europeia (Portugal, França e Holanda), mas a coordenação é da Universidade de Glasglow, na Escócia.

Deadline de inscrições: 19 de janeiro de 2024.

Mestrado Europeu em Direito, Dados e Inteligência Artificial

O Mestrado Europeu em Direito, Dados e Inteligência Artificial (EMILDAI) é um programa interdisciplinar internacional oferecido pela Avignon Université, Dublin City University, Universidad de León e Università di Pisa. O curso foi desenvolvido como resposta aos desafios legais, técnicos e éticos da digitalização, já que as empresas e as instituições públicas exigem que os especialistas processem dados de forma legal, ética e segura, em particular no contexto da utilização de sistemas de IA.

Deadline de inscrições: 19 de janeiro de 2024.

Mestrado em Literatura Infantil, Mídia e Empreendedorismo Cultural

Este programa coordenado pela Universidade de Glasgow, na Escócia é, pela própria descrição, “profundamente multidisciplinar”. O curso combina conhecimentos em literatura, estudos da infância, cinema e mídia (incluindo digital) a informações históricas, educacionais e perspectivas culturais. O CLMCE articula-se tanto em torno da análise de uma série de textos infantis e juvenis (por exemplo, livros ilustrados, escritos de vida, fanfics, textos multiculturais, filmes, videojogos) como na aquisição de competências envolvidas no trabalho prático com as publicações.

Acesse a página do programa de mestrado em Literatura Infantil, Mídia e Empreendedorismo Cultural para saber os detalhes!

Deadline de inscrições: 26 de janeiro de 2024.

Mestrado Europeu em Engenharia de Sistemas Sustentáveis

Outra opção interessante para estudar sustentabilidade na Europa é o Mestrado em Engenharia de Sistemas Sustentáveis, um programa integrado de dois anos envolvendo quatro instituições de ensino superior em toda a Europa (França, Itália e Espanha) e nos Balcãs Ocidentais (Albânia). O objetivo é proporcionar um processo de educação amplo e aprofundado sobre tópicos e perspectivas de Engenharia de Sistemas (SE), relacionados tanto a aplicações industriais quanto a investigações de pesquisa. O curso é comandado pela Universite de Technologie de Compiegne.

Prazo de inscrições: 15 de fevereiro de 2024.

Mestrado Internacional em Tecnologias de Informação Sustentáveis

Nunca se falou tanto em ESG (sigla para Meio Ambiente, Social e Governança), o que significa que este é o momento ideal para estudar tecnologias de informação sustentáveis para sociedades, que é a premissa deste programa. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU norteiam o curso, que também é permeado pelas tecnologias digitais e Inteligência Artificial para estimular tomada de decisões baseadas em dados. O programa é uma parceria entre a Universidade de Tallin (Estônia), Universidade de Tampere (Finlândia) e Universidade Lusófona (Portugal).

Deadline de inscrições: as informações sobre deadline ainda não foram publicadas, mas esta página do programa traz um overview. Os detalhes estarão em breve aqui.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados