InícioBolsas de EstudoBolsas do Banco Mundial para mestrado em política fiscal

Bolsas do Banco Mundial para mestrado em política fiscal

Gustavo Sumares - 18/09/2019
Comentários:

Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas Joint Japan / World Bank Graduate Scholarship Program 2020 (JJWBGSP). O programa de bolsas do Banco Mundial pretende auxiliar pessoas de países em desenvolvimento (incluindo o Brasil) que queiram fazer mestrado em uma área com potencial de auxiliar no desenvolvimento do seu país de origem. As inscrições vão até 24 de outubro!

Os candidatos podem realizar um mestrado na Keio University, no Japão, na área de políticas fiscais, com dois anos de duração. Mais detalhes sobre o programa podem ser vistos neste link.

Leia mais: Quer fazer mestrado na Europa? Veja 4 dicas essenciais para preparar sua candidatura

Os bolsistas escolhidos receberão um valor mensal de 152 mil ienes (equivalentes a cerca de R$ 5.700) para arcar com despesas de moraida, alimentação e transporte. Também receberão, como parte da bolsa, as passagens aéreas de ida e volta, além das taxas de candidatura, admissão e tuition.

Processo de candidatura às bolsas do banco mundial

Para se candidatar às bolsas do Banco Mundial do JJWBGSP, é preciso comprovar a conclusão da graduação e ter ao menos três anos de experiência de trabalho numa área relacionada a desenvolvimento. Já é necessário ter sido aceito pelo programa de mestrado desejado para poder concorrer às bolsas, já que um dos documentos exigidos na application é a carta de aceite da universidade.

Leia mais: O passo a passo do application para o MBA no exterior

Além dela, será necessário fazer upload também de duas cartas de recomendação de contatos profissionais do candidato, CV em inglês (ou na língua do programa de mestrado em que ele foi aceito) e documentos que comprovem sua experiência profissional de três anos ou mais em sua área. Mais detalhes sobre o processo de candidatura podem ser lidos neste documento.

O primeiro passo da candidatura é fazer o cadastro no site do programa. Em seguida, será necessário enviar os documentos da candidatura pelo correio para o seguinte endereço:

JJ/WBGSP Office
c/o International Center, Keio University
2-15-45 Mita, Minato-ku, Tokyo 108-8345 JAPAN
A lista completa de documentos pode ser vista neste link. No processo seletivo, a qualidade da experiência e das recomendações profissionais do candidato contarão, cada uma, por 30% da sua nota. O comprometimento do candidato contará por outros 30%, e os 10% restantes serão compostos pela qualidade da educação comprovada do candidato. O processo receberá inscrições até 24 de outubro, sendo que os documentos enviados pelos correios podem chegar até 31 de outubro.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados