Bolsas de estudo de pós-graduação para mulheres em áreas relacionadas a paz

Pessoa segurando uma bandeira arco-íris com o símbolo da paz - bolsas de estudos de pós-graduação para mulheres

A International Peace Research Association (IPRA, associação internacional de pesquisas pela paz) está recebendo inscrições para a 2020 Dorothy Marchus Senech Fellowship. Trata-se de um programa de bolsas de estudos de pós-graduação para mulheres do “sul global” (categoria no qual o Brasil se inclui) cuja pesquisa tenha a ver com a promoção de paz no mundo. As inscrições vão até 15 de janiero de 2020.

Serão selecionadas duas bolsistas pelo programa. Cada uma delas receberá um apoio financeiro de US$ 5 mil por ano, por dois anos, para ajudar a custear seus estudos. Como o principal critério do programa é a necessidade financeira, será dada prioridade a candidatas que não disponham de outros meios de financiar seus estudos.

Quem pode se candidatar

Para poder concorrer às bolsas de estudos de pós-graduação para mulheres, é necessário já ter concluído a graduação e já ter sido aceita em um programa de pós-graduação. É necessário também que o seu objeto de estudos na pós-graduação tenha a ver com os objetivos da associação.

Fundada em 1965, a IPRA é uma organização cujo objetivo é fomentar pesquisa sobre as condições para a paz e as causas da guerra e de outras formas de violência, de maneira interdisciplinar. É necessário, portanto, que as candidatas tenham sido aprovadas para estudar temas como direitos humanos e desenvolvimento, políticas alimentares, resolução de conflitos internos, conflitos religiosos, refugiados ou defesa e desarmamento.

Como se candidatar às bolsas de estudos de pós-graduação para mulheres

Os requisitos para candidatura são relativamente simples. É necessário preencher o formulário de inscrição (em inglês ou espanhol), providenciar uma versão em PDF da sua carta de aceite do programa de pós-graduação, e três cartas de recomendação endereçadas diretamente a “Ms. Crystal Money”. Uma cópia de cada um desses documentos deve ser enviada por e-mail para o endereço seneshfellowship@iprafoundation.org até o dia 15 de janeiro de 2020.

Sobre a bolsa

A Dorothy Marchus Senech Fellowship foi estabelecida em 1990 por Lawrence Senesh. Ela foi criada em homenagem à sua esposa, que dá nome à bolsa, após o falecimento dela em 1989. Ao longo de toda a sua vida, Dorothy foi uma ativista pela paz e justiça internacional. Desde 1990, a bolsa é oferecida a cada dois anos.

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: