InícioColunistasÁfrica do Sul: Veja 4 motivos para escolher esse destino para seu...

África do Sul: Veja 4 motivos para escolher esse destino para seu intercâmbio

Gustavo Sumares - 17/12/2019
Comentários:

Paraíso da diversidade cultural, desde a Copa do Mundo em 2010 o país do continente africano vem demonstrando um crescimento econômico bastante relevante. E com a melhoria na qualidade de vida e a prosperidade cada vez maior nos negócios, a África do Sul vem sendo um destino bastante procurado não só por turistas como também por intercambistas.

Cheio de belezas naturais, o território oferece inúmeros atrativos nesse sentido: belas praias, clima seco e quente, reservas de vida selvagem e mata nativa. Mas, as vantagens não param por aí, o custo de vida também é bastante acessível e a África do Sul concentra grandes e boas universidades.

Se você gostou da ideia e vai começar a considerar a África do Sul como um possível destino para intercâmbio, aí vão algumas dicas para te ajudar na decisão.

Idioma

Por ser um país extremamente plural e multicultural, a África do Sul possui nada menos que 11 línguas oficiais, com o inglês como idioma predominante. Isso só torna o destino mais interessante já que você pode aprender ou aprimorar mais de uma língua durante o mesmo intercâmbio, mas seu certificado de proficiência em inglês, como os de Cambridge English, departamento da Universidade de Cambridge voltado para avaliação internacional de inglês, ainda será válido caso queira ingressar em uma instituição de ensino superior.

Custo de vida

Boa notícia para os intercambistas! O custo de vida lá é bem inferior ao de países como Estados Unidos e Canadá, por exemplo, principalmente no que diz respeito a hospedagem, alimentação, transporte e lazer. Além disso, os brasileiros têm uma grande vantagem ao seguir para o destino: a desvalorização do rand, moeda local, em relação ao real.

Documentação

Todos os trâmites do visto de entrada no país são bem simples. É necessário apenas comprovar o sustento durante o intercâmbio, ter um seguro saúde válido e a passagem de volta reservada. Mas, caso o estudante fique menos de três meses no país, o visto não é necessário. Ou seja, mais uma facilidade e ponto a favor do destino.

Voluntariado

O principal motivo pelo qual a África do Sul é procurada como destino para intercâmbio é pela sua vasta gama de oportunidades de trabalho voluntário em projetos nas áreas da educação, meio ambiente e serviço social. Lá, além de estudar, você também pode conciliar a carga horária com essa experiência única.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados