Home » Educação » Arquivo do Prep » Um ano de crescimento: reflexões sobre o application

Um ano de crescimento: reflexões sobre o application

Por Giovana Ramalho Lacerda, estudante do Prep Program 2025

Ao pensar nesse ano de application, não consigo imaginar apenas um elemento que o defina. Marcado pela singularidade do autoconhecimento, mas conturbado pela pressão e medo, este ano mudou o rumo da minha visão sobre mim mesma. Vejo que cada elemento desse processo teve uma influência sobre mim e impactou mais do que minha vida acadêmica, mas me proporcionou um crescimento pessoal muito marcante. 

Primeiramente, a experiência de passar pelo processo sendo parte do Prep Program garante companhia, colo e conforto, além de todos os mentores muito qualificados que sempre dão uma assistência fenomenal. Lembro de quando estava confusa com meu Personal Statement e sobre sua submissão, meu advisor conversou com o prep team e eles cuidadosamente analisaram os textos e me deram o discernimento ideal. Quando estava angustiada com a minha nota do SAT, o teste padronizado reconhecido por grande parte das universidades no exterior, compartilhei isso com o Prep team e não apenas recebi informações estatísticas, mas fiquei mais calma. 

Quanto à escrita das redações, aprendi que a espontaneidade é uma excelente maneira de demonstrar minha autenticidade. Muitas vezes, ficava preocupada em revisar várias vezes a mesma redação, querendo torná-la quase que impecável. Mas, na verdade, o importante é que as redações mostrem a minha voz e ecoem a minha personalidade ao invés de se aproximar de um texto formal ou artigo. Aos poucos, minha redações foram se tornando mais naturais e mais fluídas, e fui conseguindo me enxergar mais nos meus próprios textos. 

Através do SAT me desenvolvi muito também. Essa prova, para mim, foi sobre levantar e cair várias vezes. Venho estudando desde julho de 2024, inclusive nas férias de dezembro e janeiro com intensa dedicação ao exame. Apesar do estudo diário, no início não conseguia aumentar a minha nota. Claro que fatores técnicos influenciam, como estilo de prova, a restrição do tempo e os textos todos em inglês, mas após passar pela sensação do meu estudo ter saturado, percebi que neste caso a cobrança me atrapalhava. E muito. Após cerca de 8 meses de estudo para o SAT, estava convicta de que havia me acostumado mais com aquele formato de texto e com o inglês, com o tempo da prova e dinâmica necessária para lidar com isso. 

Não conseguia explicar muito bem, mas sentia desconforto fazendo o SAT, mas não como desafiador e sim como incômodo. Acumulei uma angústia forte com a prova e um desgaste desnecessário: diversas vezes acordava às 03:30 da manhã para conseguir bater minha meta de questões diárias. Saía de aulas do SAT do Schoolhouse às 00:00, horário que começava meus estudos para escola em certos dias. Percebi, ao longo dos meses, que havia colocado muito peso no SAT dentro do meu application. Eu participei de feiras de ciências, debates, simulação das Nações Unidas e atividades no meio esportivo; porque tanto peso em uma prova apenas? 

No início do estudo para o SAT, cometi uma grande falha: deixei de lado algumas das atividades que eu mais gostava para estudar para essa prova. Acontece que o application é um processo dinâmico e eclético – uma hora você estará lendo textos de SAT, mas outras estará escrevendo redações criativas – e foi o aprendizado disso que me permitiu desempenhar melhor nessa prova. Neste novo momento, haveria o desafio de conciliar estudo para SAT com escola, redações criativas e pesquisa, mas a felicidade de ter atividades diversas que me preenchem profundamente. Essa experiência me mostrou que além da dedicação, competência e habilidade técnica, o equilíbrio também é muito importante para atingir nossos objetivos. Além de exercitar diariamente várias áreas do cérebro, fazer uma diversidade de atividades que te fazem bem te permite ser mais espontâneo durante os dias ocupados ao oscilar e migrar entre suas próprias atividades. 

Nesse ano de application, que para mim também foi o ano de preparação para ENEM e o ano final de obter o GPA, que é a média escolar no application, o terceiro ano, senti firmemente o quanto os projetos que faço estão conectados comigo. Ao sentir saudade deles, que tive que diminuir o ritmo de participar neles, realizei que esse sentimento vinha de uma conexão profunda. Estando sobre a pressão deste ano e, ao mesmo tempo, tendo estas realizações sobre minha conexão com minhas atividades, de maneira orgânica, minha auto cobrança melhorou. Passei a não mais estar exigindo sempre tanto de mim mesma pois percebi que mesmo se tal exigência eu faria minhas atividades, porém com maior leveza. 

Como um todo, para vocês que estão no mundo de application ou que desejam entrar, meu mais sincero conselho é evitar que sua auto cobrança afaste você das atividades que mais te fazem bem. Lembrem-se que o equilíbrio também faz parte de conseguir os objetivos: é tênue a linha entre a alta dedicação e o acúmulo de cansaço, porém é possível encontrá-la. Não tenha medo de testar diferentes rotinas e de mudar hábitos quando sentir que será melhor para você! Se preocupe também em curtir e crescer com o processo!

Desejo o melhor para vocês e estou na torcida!

Gi


 

Giovana é uma estudante soteropolitana de 17 anos, atualmente no 3º ano do ensino médio. Sua ambição de estudar no exterior surgiu cedo e, desde o 9º ano, participa ativamente de Simulações das Nações Unidas, acumulando experiência em cerca de 40 conferências. Também se dedica à pesquisa científica, investigando os efeitos das redes sociais em jovens. Seu objetivo é cursar Ciência Política e advogar pelo acesso ao esporte.

 


A coluna acima foi escrita por Giovana Ramalho Lacerda, participante do Prep Program, preparatório da Fundação Estudar com foco em jovens que desejam cursar a graduação no exterior. Totalmente gratuito, o programa oferece orientação especializada sobre o processo de candidatura em universidades de fora do país. Saiba mais e faça sua inscrição aqui.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Artigos relacionados

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!

Skip to content