//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoAlemanha oferece bolsas de estudo para curso de alemão no país

Alemanha oferece bolsas de estudo para curso de alemão no país

Nathalia Bustamante - 05/07/2023
Comentários:

O quê? Bolsa para curso de 6 semanas de alemão na Alemanha ou online 
Para quem? Estudantes de graduação ou pós
Quanto? 3.600 euros + seguro saúde (presencial) e 300 euros (online)
Até quando? Inscrições até 15 de agosto

O DAAD, Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, está com inscrições abertas para o programa Winterkurs, em que os estudantes realizam seis semanas de aulas de língua e cultura alemã na Alemanha. O prazo de candidatura termina no dia 15 de agosto. Nesta edição, os interessados podem se candidatar também à versão online do curso, que tem a mesma duração.

O Winterkurs presencial poderá ser realizado nas universidades Universität Leipzig, TH Wildau, Albert-Ludwigs-Universität Freiburg ou Ludwig-Maximilians-Universität München. As aulas, por sua vez, ocorrem nos meses de janeiro e fevereiro de 2024.

Bolsas de estudos para o Winterkurs

Os selecionados receberão 2.151 euros para arcar com os custos de alojamento, alimentação e taxas do curso, além de mais 1.450 euros para as passagens aéreas. O seguro-saúde será custeado pelo DAAD. Apesar de a bolsa ser suficiente para a maioria das despesas, recomenda-se que o bolsista leve de 500 e 800 euros adicionais para seus gastos pessoais e com passeios.

Além do aperfeiçoamento da língua, o objetivo do curso é oferecer aos alunos conhecimentos da cultura e da sociedade alemã. De manhã, os estudantes têm aulas de alemão e à tarde seminários, palestras e passeios culturais opcionais, como visitas a teatros e museus.

Para a versão online, os selecionados receberão uma bolsa de 300 euros e a cobertura dos custos do curso.

Leia também: Como são os cursos de idiomas em Universidades no exterior

Quem pode participar

Os requisitos são os mesmo para os cursos online e presencial. Qualquer estudante que esteja vinculado a uma universidade brasileira e apresente bom rendimento acadêmico pode se inscrever. “Bom rendimento acadêmico”, nesse caso, significa nota maior ou igual a 8 e, apenas para os estudantes de Engenharia, rendimento acadêmico igual ou superior a 7,5.

São aceitos alunos desde a graduação até o doutorado. O candidato já deve ter cursado, pelo menos dois anos do curso antes do início do curso.

Além disso, é preciso realizar um teste online que verifica o nível de domínio do alemão. São aceitos os testes onSET, TestDaF, Goethe Zertifikat, DSD, DSH e telc Deutsch. A nota mínima exigida é B1, que corresponde ao intermediário. Não há limite de idade.

Para participar, é preciso enviar o formulário de inscrição, currículo, carta de motivação em alemão, histórico escolar com média das notas e certificado do teste de proficiência. Mais informações sobre o Winterkurs e os requisitos para inscrição podem ser vistas na página do programa. No dia 12/07, às 17h, o DAAD realizará uma sessão de tira-dúvidas no canal do Youtube.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados