//username of moderater
Fundação Estudar
InícioPreparaçãoCursos66% de jovens brasileiros sonham com pós no exterior, mas idioma é...

66% de jovens brasileiros sonham com pós no exterior, mas idioma é a principal barreira

Redação do Estudar Fora - 02/06/2022
Comentários:

O jovem brasileiro deseja realizar uma pós-graduação fora do País. Isso é o que atesta uma pesquisa inédita, realizada pela Fundação Estudar, que entrevistou 1.023 estudantes de todo o Brasil. O levantamento mostrou que 66% dos entrevistados têm interesse em fazer especialização no exterior, mas não sabem por onde começar. 

Cerca de 78% desses jovens não possuem o domínio de inglês necessário para realizar o curso. Para somar, o processo seletivo em universidades estrangeiras costuma ser mais longo e demanda mais documentos pessoais, característica que pode parecer desafiadora para quem está embarcando nesse mundo pela primeira vez. 

Preparatório da Fundação Estudar 

Para sanar esta barreira linguística, além de outros desafios que cercam uma candidatura a uma pós fora do Brasil, a Fundação Estudar, em parceria com a Fundação Lemann, oferece de forma 100% gratuita e online o curso Prep Pós-Graduação, visa ampliar o acesso à educação no exterior, especialmente entre jovens pretos, pardos e de baixa renda. Os interessados podem efetuar a inscrição neste link

Leia também: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

O Prep Pós-Graduação possui 12 horas de conteúdos gravados, mentorias e workshops ao vivo. Ele reúne todo o conhecimento necessário para desmistificar o processo de candidatura a um curso de pós-graduação no exterior. Durante o treinamento, o aluno aprenderá sobre possibilidades de bolsas de estudo, dicas de redução de custos, estrutura dos testes de idioma, cartas de recomendação e marketing pessoal.

“É necessário apoiar os brasileiros nesse processo, ampliando as chances de serem bem-sucedidos e conseguirem vivenciar a experiência de estudar fora. Queremos que mais jovens se sintam inspirados e motivados a considerarem este caminho, sabendo que é uma possibilidade que está ao alcance deles”. destaca Juliana Kagami, coordenadora de Estudos no Exterior da Fundação Estudar e facilitadora do curso, ao lado de Giovanni Rocha, PhD Fellow da Universidade da Pensilvânia.

Estrutura do curso

O Prep Pós será dividido em dois blocos: decisão e execução. O primeiro aborda barreiras comuns em relação à pós-graduação no exterior, como o desafio de aprender inglês e opções de bolsas de estudos, ao passo que conduz o estudante através da tomada de decisão sobre se candidatar para uma pós-graduação no exterior. Já o segundo contempla tópicos mais práticos de todo o processo, trazendo informações sobre documentação, redação, entrevista, entre outros.  

Informações 

  • Inscrições: O curso está no ar desde o dia 12 abril, e os interessados podem efetuar a inscrição a qualquer momento neste link.
  • Público: Não há restrições ou pré-requisitos. Direcionado a todos que sonham em fazer uma pós-graduação no exterior.
  • Formato: 12 horas de conteúdo gravado e workshops ao vivo.
  • Valor: 100% gratuito.

Sobre a Fundação Estudar

A Fundação Estudar existe para formar lideranças inquietas e transformadoras. Uma rede que apoia, desenvolve e inspira milhões de jovens brasileiros para que sigam seus sonhos e mudem o mundo. Tudo isso por meio do estímulo à experiência acadêmica de excelência e do apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional de jovens. Para saber mais, acesse o site da Fundação Estudar. 

Sobre o Estudar Fora

Estudar Fora é uma iniciativa da Fundação Estudar que aproxima talentos do seu sonho de estudar em uma das melhores universidades do mundo, a partir de conteúdo digital e um preparatório especializado. Para saber mais, acesse a página do Estudar Fora. 

Sobre a Fundação Lemann

A Fundação Lemann é uma organização familiar sem fins lucrativos brasileira que colabora com iniciativas para a educação pública em todo o Brasil e apoia pessoas comprometidas em resolver grandes desafios sociais do país. Para conhecer mais a Fundação Lemann, acesse o site

Sobre o Alcance 

Alcance é um programa da Fundação Lemann que visa promover equidade racial e econômica no acesso a programas de mestrado profissional em algumas das melhores universidades do mundo. Acesse o site para saber mais.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados