InícioBolsas de Estudo5 bolsas para estudar na França com inscrições abertas

5 bolsas para estudar na França com inscrições abertas

Gustavo Sumares - 12/02/2020
Comentários:

O Campus France Brasil, agência oficial do governo francês para a promoção dos estudos na França, selecionou 5 bolsas para estudar na França com candidaturas abertas para mestrado e doutorado, em diversas áreas. Os benefícios vão de exoneração parcial das taxas de inscrição anuais a ajudas de custo de até 1.000 euros por mês.

Todas as bolsas de estudos para brasileiros estão disponíveis no catálogo de bolsas do Campus France Brasil.

Bolsas Bienvenue en France

Prazo: 5 de março de 2020 ou 30 de abril
Mais informações: https://bit.ly/bolsa-bienvenue-2020

A Embaixada da França no Brasil oferecerá mais de 80 bolsas parciais aos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil que estiverem participando do processo de candidatura às
universidades públicas na França. As bolsas são oferecidas para os participantes nos níveis da graduação (Licence) e pós-graduação (Master). Os selecionados receberão entre 84% e 93% de redução nas taxas de matrículas anuais, que passarão de uma média de 3 a 4 mil euros a 200 euros por ano.

Na maior parte dos casos, os interessados devem realizar a sua candidatura até o dia 5 de março pelo site do Campus France Brasil. Caso a universidade de seu interesse não seja conectada à plataforma, o pedido de bolsa deve ser realizado até o dia 30 de abril.

Bioceb – Mestrado Erasmus Mundus

Prazo: 24 de fevereiro de 2020
Mais informações: https://bit.ly/bioceb-20

O programa Erasmus Mundus Bioceb (European Master in Biological and Chemical Engineering for a Sustainable Bioeconomy) oferece bolsas de pós-graduação para interessados em pesquisar bioeconomia. Trata-se de um campo de estudos que defende um modelo de produção industrial baseado no desenvolvimento sustentável.

Com duração de dois anos e totalmente ensinado em inglês, o Bioceb baseia-se na parceria de cinco instituições de ensino europeias, entre elas a AgroParisTech e a Université de Reims-Champagne-Ardenne (URCA). Assim como nos demais programas Erasmus Mundus, a bolsa cobre as taxas de inscrição, custos da viagem e 1.000 euros mensais para os demais gastos.

Talent Academy Grants – Université de Pau et Pays de l’Adour

Prazo: 24 de abril de 2020
Mais informações: https://bit.ly/bolsas-uppa-20

A Université de Pau et Pays de l’Adour (UPPA) está com candidaturas abertas às bolsas Talent Academy Grants, que se aplicam aos Masters de alto nível do projeto E2S UPPA. O projeto é parte do programa “Future Investments”, lançado pelo governo francês para encontrar novas soluções na área de energia e meio ambiente por meio de parcerias com importantes órgãos de pesquisa.

As bolsas para estudar na França êm o valor de 8.000 euros tanto para o Master 1 quanto para o Master 2. Confira a lista de formações aqui.

Master IDEX (Grenoble) – diversas instituições

Prazo: varia conforme o curso/instituição
Mais informações: https://bit.ly/bolsas-idex-20

A Université Grenoble Alpes divulgou a chamada para candidaturas às bolsas de Master IDEX (Initiatives d’Excellence), que se destinam a estudantes estrangeiros aprovados em um programa de mestrado nas instituições École Nationale Supérieure d’Architecture de Grenoble (ENSAG), Institut Polytéchnique de Grenoble (INP), Sciences Po Grenoble ou Université Grenoble Alpes (UGA).

As bolsas têm o valor de 8.000 euros para um ano acadêmico, e podem ser concedidas a alunos do primeiro ou segundo ano do Master. Para concorrer às bolsas, os estudantes devem candidatar-se a um programa de Master oferecido por uma das instituições citadas acima, para o ano letivo 2020-2021.

Durante ou após o processo de candidaturas, os estudantes receberão as informações necessárias para candidatarem-se às bolsas, entre janeiro de 2020 e julho de 2021. Cada instituição tem seu próprio processo seletivo.

Bolsas de cofinanciamento para doutorado cotutela

Prazo: 16 de março de 2020
Mais informações: https://bit.ly/doutorado-cotutela

A Embaixada da França no Brasil está com candidaturas abertas ao programa de cofinanciamento de doutorado em cotutela para brasileiros. Os projetos aprovados receberão um subsídio de cofinanciamento para estadias na França por um período de seis meses por ano, durante, no máximo, os três últimos anos do doutorado.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados