//username of moderater
Fundação Estudar
InícioPós-GraduaçãoOrganização criada por ex-alunos oferece financiamento para pós no exterior

Organização criada por ex-alunos oferece financiamento para pós no exterior

Nathalia Bustamante - 30/06/2016
Comentários:

Por Nathalia Bustamante

Imagine o cenário: passado o GMAT, entregues os Personal Statements, feitas as entrevistas de admissão… O estudante aprovado para um concorrido curso de pós-graduação no exterior se vê sem bolsa e nem pé de meia para viabilizar os custos de participação do programa, que podem facilmente chegar a 200 mil dólares.

Com isso, ele vai atrás de possibilidades tradicionais de financiamento. Nos bancos nacionais, há o risco da variação cambial – qualquer desvalorização do real diante do dólar ou do euro aumentaria significantemente seus gastos no exterior e, por consequência, suas dívidas. Nos bancos internacionais, desde a crise de 2008 há uma complexa burocracia para comprovar fiador no exterior ou recursos próprios no país. Em ambos os casos, a demora para aprovação do empréstimo poderia impossibilitar o pagamento da matrícula e levar por água abaixo todo o esforço da longa preparação para a candidatura.

Com 60% dos seus estudantes sendo não-europeus, o Insead – instituto francês que desbancou Harvard como o melhor MBA do mundo – possui vários casos de estudantes que passaram por esta situação. Contra as circunstâncias, muitos conseguiram obter financiamento ou viabilizar o curso através do próprio trabalho. Ao concluírem o curso, porém, um grupo de três alunos do MBA viu neste problema uma oportunidade de negócios: criaram, assim, a Prodigy Finance.

[Os fundadores certificaram-se] de simplificar a burocracia e inovar na forma de pagamento.

Trata-se de uma plataforma que oferece empréstimos para estudantes internacionais através do financiamento de ex-alunos, investidores institucionais e privados. Um dos fundadores é o sul-africano Cameron Stevens que, tendo passado pelas mesmas dificuldades, certificou-se de simplificar a burocracia (a solicitação de empréstimo é 100% online, confira abaixo) e inovar na forma de pagamento.

Não se engane, porém: a Prodigy não é uma ONG. Trata-se de uma organização com fins lucrativos que capitaliza em cima dos juros cobrados – taxas em torno de 8,2%, competitivas diante de outros bancos nos Estados Unidos e Europa. Mas enquanto bancos tradicionais emprestam dinheiro com base no histórico e rendimentos atuais do solicitante, a Prodigy considera o potencial de aumento salarial do estudante após a conclusão do curso, planejando as parcelas de acordo com a remuneração futura estimada.

A empresa possui sede em Londres e escritórios em Cidade do Cabo e Nova York. Desde sua fundação, em 2007, financiou mais de 4 mil estudantes de MBA e Mestrados de mais de 115 países. Seu propósito? “Conectar os talentos emergentes do mundo com o acesso ao financiamento que eles precisam para prosperar”. Com este modelo de negócios, foram notícia no Financial Times e premiadas como uma das 50 melhores empresas europeias de Finanças e Tecnologia pelo European FinTech 50.

Como conseguir um financiamento

Podem se candidatar ao financiamento da Prodigy estudantes internacionais aceitos em programas na área de negócios (MBA, MBA Executivo, Mestrados em Administração…), direito (LLM), engenharia (Mestrado em Ciências) e políticas públicas (MPP/MPA).

Os empréstimos da Prodigy não são feitos diretamente aos solicitante, mas sim através de “programas associados”. No site, é possível verificar quais são as escolas que possuem convênios – 80 das 100 melhores escolas de negócios do mundo, por exemplo, são parceiras da plataforma. Eles planejam, até 2017, fechar parcerias com todas as 100.

Três quartos dos estudantes financiados pela Prodigy vêm de países em desenvolvimento – um terço deles do Brasil, Rússia, Índia e China. Muitos deles se reposicionam, após a conclusão do curso, em seus países de origem.

Para solicitar um empréstimo, é preciso “candidatar-se” através do site. O preenchimento do formulário leva cerca de 30 minutos. Não é necessário apresentar garantias, fiadores ou pagamentos colaterais. Em até 5 dias úteis, o solicitante receberá uma aprovação condicional do seu pedido, e pode formalizar o contrato através do envio de documentação e pagamento da taxa administrativa.

O reembolso do financiamento pode ser feito em até 7 anos – e só se inicia 6 meses após o fim do programa. O maior argumento de sucesso do fundo é sua taxa de quitação da dívida: “apenas”99% – número que dá segurança tanto para os investidores e quanto para os estudantes.

 

* Foto: Os fundadores da Prodigy / Crédito: Divulgação

 

 

Leia também:

Descubra como bancar sua pós graduação no exterior
Quanto custa estudar nas melhores universidades do mundo?
Brasileira conta como é estudar na melhor escola de MBA do mundo

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados