//username of moderater
Fundação Estudar
InícioColunistasI wanna be a freshman: SAT – parte 1

I wanna be a freshman: SAT – parte 1

Giana Andonini - 04/07/2013
Comentários:

A primeira vez que eu ouvi falar sobre o SAT foi quando recebi um e-mail de um dos programas de apoio que participei pedindo que eu criasse uma conta no College Board. O maneiro é que eu não tinha noção alguma do que era esse tal de College Board. Após dar uma clássica pesquisada no google, soube que esse site pertencia a empresa responsável por fazer o SAT. Legal ressaltar que essa empresa não só é responsável por elaborar a prova como por toda logística de distribuição e realização da mesma (algo diferente para nós, brasileiros, que não estamos acostumados com a terceirização desse serviço). Desta forma, em setembro de 2011, eu criei minha conta no site do College Board.

Logo que terminei de colocar meus dados fui conferir quando seria a data da prova. Para minha surpresa vi que não tinha uma data, mas algumas. O SAT é oferecido seis vezes por ano, geralmente nos meses de janeiro, maio, junho, outubro, novembro e dezembro. Além disso, descobri que poderia fazer a prova mais de uma vez e combinar as notas de forma a enviar os meus melhores resultados. Pasmo com todas essas novidades, resolvi que iria me dedicar ao máximo para fazer o SAT uma única vez e me livrar desse fantasma o mais rápido possível. Mal sabia eu que iria ter que enfrentá-lo duas vezes a mais do que o planejado.

DSC01592
A ideia era fazer o SAT apenas uma vez. Mal sabia eu que iria ter que enfrentá-lo duas vezes mais….

Nessa altura, eu já tinha uma conta no site e as datas. Faltava uma estratégia. Como disse há pouco, decidi que iria estudar bastante para primeiro entender a prova, depois praticá-la e então fazê-la. Há dois meses da minha primeira tentativa, em maio de 2012, estabeleci uma rotina de estudos diária para conseguir cumprir minha meta. Na teoria parecia perfeito, mas na prática não foi bem assim. O plano não saiu como o esperado. Por fim, acabei repetindo o SAT 1 em junho e dezembro (isso porque o glorioso ENEM coincidiu com a data de novembro).

Por ser um tema bem amplo e de grande interesse, achei melhor dividir o assunto SAT em três textos. No próximo irei falar sobre como é a prova em si, as três partes separadas (Matemática, Leitura Crítica e Escrita) e como encarei cada sessão separadamente.

Por enquanto, um breve comentário (baseado como sempre na minha experiência pessoal): o SAT é uma etapa importante sim, mas está longe se ser o ponto principal do application, se é que existe esse ponto. Outras etapas, como notas no ensino médio, cartas de recomendação e essays em geral, podem ter um peso maior. Então, é isso. Espero que gostem 😀
__________________________________________________________________________

Renan Ferreirinha é colunista do I wanna be a freshman 

Harvard 13 (1)Sou ex-aluno do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Sou cavalariano. Sou flamenguista roxo. Mas não só isso. Sou um potencial economista e cientista político. Sou professor de inglês no projeto Somar. Sou de São Gonçalo (que não é um bairro de Niterói, muito menos fica na Baixada Fluminense). Sou apaixonado por educação e empreendedorismo. Sou freshman em Harvard. E agora, sou escritor do Estudar Fora e responsável pela coluna I wanna be a freshman (tradução de “Eu quero ser um calouro”).

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados