//username of moderater
Fundação Estudar
InícioColunistasComo lidar com as diferenças culturais no intercâmbio?

Como lidar com as diferenças culturais no intercâmbio?

Lecticia Maggi - 24/09/2015
Comentários:

Por Isabela Araujo

Você está prestes a embarcar num avião que vai te levar para realizar um sonho. Está indo para um novo país, uma nova casa, uma nova família, uma nova escola, com novos amigos, novas escolhas, tudo novo, novo, novo. Quanta coisa irá aprender e quanto terá para contar! Que grande realização!

E como todas as grandes realizações você irá encontrar obstáculos no caminho. Afinal, quem disse que sonhos são construídos sem esforços? Dessa forma, não teria graça! Dizem por aí que os maiores sonhos são aqueles em que no meio do caminho tiveram as maiores pedras! E cabe a você encontrar sua maneira de passar por elas e construir seu próprio castelo.

Uma das pedras que você vai encontrar é a cultura. Tal palavra abrange tantas coisas que fica difícil darmos um significado exato a ela. Mas todos nós sabemos o que significa, não é?  Você cresceu e se desenvolveu segundo a cultura da sua casa, dentro da cultura da sua família, dos seus amigos, da sua escola, da sua região e por fim da nação que nasceu. Está agora indo para uma nação com outra cultura, dentro de uma família que tem sua própria cultura dentro desta nação.

Se você estiver disposto e aberto a essa nova cultura, terá sucesso em seu intercâmbio. Mas, claro, não será fácil. Existem diferentes posturas em que um viajante pode tomar em relação à cultura do país de acolhida. São elas: rejeição, adaptação parcial, integração, tornar-se bi-cultural, e desenvolver uma visão de mundo multicultural. Em qual delas você se encontra?

Disposição é fundamental para este encontro diferente que você vivenciará! E estar atento às diferenças, encarando-as sem preconceito e com carinho, vai fazer seu intercâmbio um sucesso. Então, pense e reflita: você está aberto para este encontro? Qual postura quer assumir em relação à cultura que te recebe?

*Foto: United World College (UWC), colégio internacional que reúne estudantes do mundo todo / Crédito: divulgação
_____________________________________________________________________

Isabela Silvério Araujo é psicóloga graduada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Fez intercâmbio na Tunísia e no Egito e conhece mais de 40 países. Atualmente, recebe treinamento na metodologia Intercultural Training, desenvolvida por Andrea Sebben, e ministra palestras e treinamentos interculturais em todo o Brasil.

Leia também:
A mudança pessoal dos alunos ao estudar em faculdades americanas
5 dicas para aproveitar ao máximo o seu intercâmbio

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados