InícioUniversidadesUniversidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong (HKUST)

Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong (HKUST)

Giana Andonini - 19/02/2014
Comentários:

O prestígio da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong (The Hong Kong University of Science and Technology, em inglês) é inversamente proporcional à sua pouca idade. Inaugurada em outubro de 1991, a instituição conseguiu ingressar na elite do ensino superior global em tempo recorde. Hoje, com apenas 22 anos de existência, é considerada uma potência intelectual, que exporta inovações nas áreas de Física, Engenharia e Negócios, e ocupa os primeiros lugares nos mais conceituados rankings internacionais.

A criação da universidade aconteceu de forma relâmpago: em apenas cinco anos foi planejada, projetada, construída e aberta para a primeira turma de 2.000 alunos. Um ano depois, no final de 1992, recebeu outros 7.000 estudantes.

O sucesso rápido é creditado ao fato da universidade ter iniciado suas atividades já com um corpo docente de altíssimo nível e reconhecido tanto em áreas tradicionais como nas ligadas à inovação. Todos os professores, sem exceção, possuem doutorado.

Na breve história da HKUST tem destaque o nome da professora Chia-Wei Woo, que foi a responsável por conduzir a instituição em seus primórdios, e teve importante atuação no recrutamento de acadêmicos e na captação de recursos financeiros.

Localização

Clear Water Bay, Kowloon, em Hong Kong.

Cursos

A universidade oferece 35 cursos de graduação em cinco faculdades: Engenharia, Ciência, Gestão e Negócios, Humanas e Ciências Sociais, e Programas Interdisciplinares. Saiba mais sobre os programas AQUI.

São ofertados também 50 programas de pós-graduação, sendo que todos têm aulas ministradas em inglês. Veja mais informações AQUI.

Tamanho

Possui 8.699 alunos de graduação e 3.897 de pós-graduação. Estudantes internacionais representam 10% do total de estudantes realizando pós-graduação na Faculdade de Engenharia. Eles são provenientes de 40 países.

Posições em rankings internacionais (2013)

1ª no QS University Rankings Asia, dentre 300 instituições
1ª no QS Top 50 Under 50, dentre 50 instituições com menos de 50 anos de existência
18ª no Global Employability University Ranking, que avaliou a taxa de empregabilidade de alunos de 100 universidades, após terem se formado
34ª no QS World University Rankings, dentre 800 instituições
57ª na World University Ranking, da Times Higher Education (THE), dentre 400 universidades
A escola de negócios da HKUST ocupa a 1ª posição no Executive MBA Ranking, do Financial Times

Principais prêmios

Tanto professores como alunos da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong possuem uma série de reconhecimentos internacionais. A lista de prêmios concedidos ao corpo docente pode ser consultada AQUI e a do corpo discente, AQUI.

Processo seletivo

Como é de praxe na maioria das universidades norte-americanas, no momento da inscrição, os candidatos não precisam escolher em qual carreira exatamente desejam se formar. É necessário apenas escolher uma faculdade de interesse: Humanas, Ciências ou Engenharia, por exemplo. A escolha da carreira acontece depois de um ou dois anos de curso.

O processo de seleção dos alunos inclui preenchimento de ficha de inscrições online, tradução e envio de documentos e histórico escolar, entrega de redação e cartas de referência. Mais informações podem ser obtidas AQUI.

Política de ajuda financeira

As bolsas de estudo concedidas pela universidade são baseadas essencialmente no mérito acadêmico. Os estudantes internacionais não precisam sequer pleitear os benefícios: todos os aprovados para ingresso na HKUST em setembro de 2014 já estão automaticamente elegíveis para receberem bolsas de estudo, conforme o seu desempenho.

No ano letivo de 2012/13, mais de 2.000 bolsas de estudo foram concedidas para estudantes de vários programas, totalizando US$ 49 milhões. Saiba mais sobre a política de ajuda financeira da instituição AQUI.

Conheça mais sobre a HKUST:

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados