InícioGraduaçãoUniversidade sul-coreana é a melhor em ranking de instituições 'jovens'

Universidade sul-coreana é a melhor em ranking de instituições ‘jovens’

Lecticia Maggi - 05/05/2014
Comentários:

Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang (Postech), na Coreia do Sul, é a líder do ranking das 100 melhores universidades com menos de 50 anos de existência. A lista é elaborada pela publicação britânica Times Higher Education (THE), que é responsável também pelo World University Ranking — um dos mais conceituados levantamentos de instituições do planeta.

Fundada em 1986, a Postech possui parcerias com 87 universidades em 24 países

Apesar de ter sido criada há menos de 30 anos, a Postech tem números de fazer inveja em muitas universidades centenárias. Fundada em 1986, oferece 11 programas de graduação e 11 de pós nas áreas de engenharia (mecânica, química, elétrica e física) e de ciências. Em 2013, possuía 1.306 estudantes de graduação e 2.124, de pós, além de parcerias com 87 universidades em 24 países.

O segundo lugar no ranking é ocupado pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne, na Suíça. Referência também nas áreas de ciência e tecnologia, a universidade possui 13 programas, que vão da graduação ao doutorado, e mais de 350 laboratórios de pesquisa. Em seu corpo discente estão alunos de 120 países.

No terceiro lugar do ranking está outra universidade coreana: a Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST). Criada em 1971, a instituição oferece uma ampla gama de cursos nas áreas de ciências humanas, ciências exatas, engenharia, tecnologia e negócios. Confira a seguir as 10 primeiras colocadas no ranking:

tabela melhores unis50

 

Brasileiras — A única brasileira a fazer parte da lista é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), fundada em 1966. Neste ano, porém, a instituição caiu nove posições em relação ao levantamento de 2013, ocupando o 37º lugar ante o 28º.

Já a Universidade Estadual Paulista (Unesp) está pelo segundo ano consecutivo fora do top 100. Em 2012, a Unesp conseguiu a 99ª posição.

Metodologia — Para elaboração do ranking, são levados em consideração 13 indicadores, que incluem reputação das universidades entre empregadores, número de citações em artigos internacionais, volume de pesquisas acadêmicas, docentes com doutorado e presença de professores e estudantes de outros países.

Confira o ranking completo AQUI.

Leia também:
Times Higher Education (THE) divulga ranking 2014 de universidades
Conheça a Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong (HKUST)

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados