InícioBolsas de EstudoQuer estudar fora em 2021? Tire todas as suas dúvidas aqui!

Quer estudar fora em 2021? Tire todas as suas dúvidas aqui!

Gustavo Sumares - 06/04/2020
Comentários:

Quer estudar fora em 2021? Tire todas as suas dúvidas aqui!

Não é à toa que estudar fora seja o sonho de muitos brasileiros! Além de permitir o desenvolvimento de habilidades de comunicação, liderança, inteligência emocional e autoconhecimento, um período de estudos no exterior é uma maneira de acessar algumas das melhores universidades do mundo.

Trata-se de uma experiência transformadora, do ponto de vista pessoal, mas também de algo com profundo impacto positivo na vida acadêmica e profissional de quem aproveita a chance.

Apesar disso, 2020 apresentou alguns obstáculos particulares a esse sonho. A pandemia da COVID-19 fez com que muitos países fechassem suas fronteiras de maneira indefinida. Também motivou muitas universidades a fechar seus campi e transferir suas aulas para modalidades virtuais. Como se não bastasse, a desvalorização do real frente a outras moedas fez com que estudar fora ficasse mais caro.

Diante desse cenário, pode parecer pouco viável pensar em fazer um curso em outro país atualmente. No entanto, esses mesmos desafios podem representar oportunidades para quem estiver disposto a aproveitar o momento atual para montar sua candidatura.

Por isso, vamos falar a seguir sobre alguns dos principais obstáculos para quem quer estudar fora atualmente — e como é possível superá-los. Confira!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados