InícioGraduaçãoSaiba quais são as universidades mais sustentáveis do mundo

Saiba quais são as universidades mais sustentáveis do mundo

Lecticia Maggi - 22/02/2016
Comentários:

Você sabe qual a universidade mais sustentável do mundo? Harvard? Ou talvez MIT, Columbia, Oxford? Não, nenhuma delas. O título de “mais verde do mundo” vai para uma instituição não tão conhecida no Brasil, a Universidade de Nottingham, no Reino Unido.

Esse título é dado pelo Ui GreenMetric, ranking elaborado desde 2011 pela Universitas Indonesia, e que mede muito mais do que o percentual de área verde no campus: o estudo visa verificar o comprometimento de cada universidade no desenvolvimento de uma infraestrutura mais sustentável.

Para isso, foram analisadas 407 instituições de ensino de 65 países. Os indicadores incluem utilização de recursos energéticos e hídricos, políticas de transporte e reciclagem de lixo. Além disso, também é considerado o investimento educacional no tema, como a porcentagem de recursos destinado à pesquisa ambiental e número de cursos relacionados voltados ao meio ambiente e sustentabilidade.

Ocupam o pódio junto com a Universidade de Nottingham a Universidade de Connecticut (2º lugar) e a Universidade da Califórnia (3º lugar), ambas nos Estados Unidos. A primeira colocada do Brasil é a Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, que ficou na 39ª posição. Outras brasileiras no ranking são a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiroo (PUC-Rio), em  192º, e Universidade de São Paulo (USP), em 254º.

A lista completa, bem como os critérios, podem ser conferidos no site do Ui GreenMetric.

Veja quais são as dez universidades “mais verdes” do mundo:
1. University of Nottingham(Reino Unido)
2. University of Connecticut (EUA)
3. University of California, Davis (EUA)
4. University College Cork National University of Ireland
5. University of Oxford (Reino Unido)
6. University of Californa, Berkeley (EUA)
7. University of North Carolina, Chapel Hill (EUA)
8. University of Bradford (Reino Unido)
9. Universite de Sherbrooke (Canadá)
10. Northerastern University (EUA)

*Foto: Universidade de Nottingham / Crédito: divulgação

Leia também:
Suécia: país da inovação e sustentabilidade
Erb Institute: o local para quem quer ser especialista em sustentabilidade

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados